As redes wireless fazem hoje parte dos mais diversos cenários. As tecnologias nesta área têm vindo a evoluir significativamente e um dos fabricantes de referência neste segmento é a Meraki, que foi adquirida em 2012 pela gigante das redes Cisco.
Depois de já termos apresentados outros pontos de acesso da marca, hoje damos a conhecer o Access Point Meraki MR32 que temos em testes.
Foi em Dezembro de 2012 que a gigante Cisco adquiriu a Meraki por US$ 1,2 mil milhões, uma empresa que foi criada por dois estudantes do MIT, e que oferece soluções wireless para redes de pequena e larga escala.
Esta empresa destaca-se da concorrência por oferecer uma solução baseada na Cloud, o que simplifica toda a gestão dos equipamentos e sem a necessidade de adquirir controladoras/appliances. Aqui podem encontrar as vantagens de uma solução wireless baseada na Cloud.
Access Point Meraki MR32
Tal como o MR42 e o MR72, o Access Point MR32 destaca-se por ter já suporte para a norma 802.11ac e por incluir uma interface rádio Bluetooth e uma antena dedicada, que permite a disponibilização de novas funcionalidades usando dispositivos com tecnologia Beacon.
A tecnologia Beacon permite às empresas, lojas e qualquer tipo de comércio, configurar transmissores que enviam para os smartphones, tablets, APs, etc, próximos à sua presença, notificações com os mais diversos tipos de informação. Este tecnologia funciona com recurso ao Bluetooth Low Energy (BLE).
Principais características
- 3 radios: 2.4 Ghz e 5 Ghz dual-band (velocidades até 1,2 Gbps)
- WIDS/WIPS
- Suporte para PoE (802.3af)
- Porta Ethernet a Gigabit
- Radio Bluetooth LE integrado
Tendo em conta as características deste equipamento, este é ideal para ambientes de alta densidade e para quer procura uma boa performance.
Toda a gestão e configuração do equipamento, como referido, é realizado através de uma plataforma que assenta no conceito de cloud.
Além da configuração básica do equipamento, podemos ainda definir vários parâmetros ao nível da segurança (ex. NAC, Stateful Layer 3-7 firewall, etc), podemos efectuar traffic shaping ao nível da camada aplicacional, assim como, por exemplo, ter uma análise sobre as movimentações dos utilizadores (uma funcionalidade interessante para centros comerciais, podendo assim o administrador saber quais os maiores pontos de concentração de dispositivos/utilizadores).
A juntar a esta última funcionalidade é possível ter uma localização mais precisa e exacta, entre outras funcionalidades associadas ao mundo da Internet das Coisas, através da funcionalidade de iBeacon que se encontra integrada neste equipamento.
Brevemente apresentaremos em detalhe a nossa análise ao Access Point Meraki MR32.
Um agradecimento à Cisco pelo empréstimo do equipamento.