Nova tecnologia permite a transferência de 700 DVDs em aproximadamente 1 segundo!
Enquanto navegava pelo site da BBC, reparei numa notícia que anunciava um novo record relativamente à transferência de dados através de fibra óptica. A nova tecnologia foi desenvolvida por investigadores da Universidade de Karlsrushe, na Alemanha, conseguindo assim atingir uma marca notável de 26 terabits/s, usando apenas um único feixe de luz num cabo de fibra óptica.
Segundo informações, o “truque” para conseguir tais velocidades de transmissão deve-se à aplicação de transformadas (rápidas) de Fourier (muito usadas para processamento de sinais), que permitem dividir um único feixe de luz em mais de 325 cores diferentes. A informação é codificada recorrendo a técnica de Multiplexagem por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDM) permitindo assim cada cor transportar a sua própria informação.
Lembramos que o record anterior pertencia ao mesmo grupo de investigadores, liderado pelo professor Jürg Leuthold, que no ano passado tinham conseguido atingir a marca dos 10 terabits/s (ver aqui).
Segundo o professor Jürg Leuthold, “com um 26 terabits por segundo é possível por exemplo transmitir até 400 milhões de ligações telefónicas num segundo”. Para atingir tal marca, foram produzidos processadores ópticos que têm a capacidade de ler e descodificar com sucesso toda a informação.
Segundo os responsáveis por este projecto, este é sem duvida mais um passo para se conseguir atingir a denominada “Internet Terabit”, onde a transmissão de dados é realizada a velocidades “supersónicas”. BBC