Pplware

Migre facilmente os seus ficheiros do Windows para o Mac

Comprou um Mac Novo? Então vamos começar pelo princípio, antes de instalar um pacote de aplicações que lhe serão úteis, vamos mostrar como pode migrar os seus ficheiros do Windows para o Mac.

Pode mover facilmente os ficheiros do Windows para o seu novo Mac e utilizá-los com aplicações do mesmo. Os Mac conseguem abrir diferentes tipos de ficheiros de computadores com Windows, desde que possua o software adequado instalado… Há quase tudo pelos lados do OS X! Assim, vamos mostrar como é fácil, indolor e divertido migrar para um novo sistema.

Por exemplo, pode mover todos os seus documentos do Microsoft Office para o seu Mac se tiver o Microsoft Office para Mac OS X instalado. O Office funciona quase da mesma forma num Mac e esta versão 2016 do Office está fabulosa para OS X.

Mas a Apple tem também as suas aplicações de produtividade, como é o caso da suite iWork. Nesta suite encontramos o Pages, que é similar ao MS Word, o Numbers, similar ao Excel e o Keynote, similar ao PowerPoint. Claro que temos de dar as devidas diferenças porque nada chega ao Office da Microsoft. Mas estas ferramentas da Apple são também elas bastante produtivas.

Os ficheiros de áudio (AIFF, MP3, WAV) abrem no iTunes ou no QuickTime Player. Os ficheiros de imagem (JPEG, PDF, TIFF, GIF, RAW, entre outros) podem ser abertos com o iPhoto e com a pré-visualização. O QuickTime Player pode ser utilizado para visualizar muitos tipos de ficheiros de filmes.

Se não tem a certeza se existe uma versão para Mac da sua app favorita do Windows ou uma app que abra determinados tipos de ficheiros, informe-se na Mac App Store… ou aqui no Pplware!

 

Utilizar o Assistente de Migração

Quando estiver pronto para mover os seus ficheiros do PC para o Mac, o Assistente de Migração irá ajudá-lo a efectuar a transferência de forma simples. Poderá transferir a conta de utilizador do Windows, incluindo as suas imagens, músicas e ficheiros.

Ao iniciar sessão na conta de utilizador transferida, as informações serão apresentadas exactamente onde espera encontrá-las:

 

Transferir dados do PC através de uma rede com ou sem fios

Para mover ficheiros com o Assistente de Migração do seu PC para o seu Mac, siga estes passos.

  1. No PC, descarregue o Assistente de Migração do Windows e depois abra-o.
  2. Certifique-se de que ambos os computadores estão a funcionar e de que estão ligados a uma rede com ou sem fios. Se necessário, pode utilizar um único cabo Ethernet para criar uma rede simples entre os dois computadores.
  3. Clique em Continuar no PC.
  4. No seu Mac, abra o Assistente de Migração (procure com auxílio do Spotlight).
  5. Quando lhe for solicitado que seleccione o método de transferência das informações, seleccione “A partir de outro Mac ou PC, de uma cópia de segurança do Time Machine ou de outro disco”.
  6. Clique em Continuar no seu Mac.
  7. Quando lhe for solicitado, introduza o nome e a palavra-passe.
  8. Clique em Continuar para encerrar outras aplicações. Não é possível abrir outras aplicações no Mac durante a transferência.
  9. Seleccione “De outro Mac ou PC”.
  10. Clique em Continuar.
  11. Quando o seu PC aparecer na janela do Assistente de Migração do Mac, clique em Continuar.
  12. No PC, deverá visualizar o código apresentado no Mac e, em seguida, clique em Continuar.
  13. No seu Mac, seleccione as informações que pretende transferir e clique em Continuar.

Se tiver transferido uma conta de utilizador do PC com Windows para o Mac, poderá iniciar sessão na conta no Mac. Quando inicia sessão nesta conta pela primeira vez no Mac, o OS X pede-lhe para introduzir uma nova palavra-passe para quaisquer contas de utilização que tenham sido migradas.

 

Migração manual

Se preferir mover os ficheiros um a um entre um Mac e um PC, considere as seguintes opções. Alguns são mais fáceis do que outros e alguns requerem mais experiência informática, equipamentos ou recursos.

Em termos gerais, a migração dos ficheiros para o Mac pode ser feita:

Sugestão: se mover os ficheiros manualmente, poupará algum tempo organizando os seus ficheiros durante o processo, logo de início. Por exemplo:

 

Utilizar suportes de dados externos ou amovíveis

Se tanto o seu PC como o seu Mac possuírem uma unidade de CD ou DVD ou uma porta USB:

 

Utilizar uma ligação de rede

Ligue o PC antigo ao Mac, directamente ou através de uma rede. Antes de iniciar a transferência dos ficheiros, deverá instalar no Mac o software necessário para abrir os ficheiros. Concluída a operação, utilize um dos seguintes métodos de migração:

Para mover ficheiros ligando o Mac directamente ao PC (se ambos possuírem uma porta Ethernet):

  1. Ligue o Mac ao PC utilizando um cabo Ethernet padrão.
  2. Certifique-se de que ambos os computadores estão ligados.
  3. No menu Ir do Finder (no Mac), seleccione Ligar ao servidor para abrir a janela.
  4. Na caixa de texto Endereço do servidor, introduza o endereço de rede do seu PC utilizando um dos seguintes formatos:
    • smb://Nome de DNS/Nome da partilha
      
    • smb://Endereço IP/Nome da partilha
      
  5. Clique em Ligar.
  6. Siga as instruções apresentadas no ecrã para introduzir o nome do grupo de trabalho do seu PC, o nome de utilizador, a palavra-passe e o volume ou a pasta a que pretende aceder.
  7. O volume do seu PC deverá aparecer na secção Partilha da janela do seu Finder, no Mac.
  8. Abra o volume e arraste e largue os seus ficheiros directamente em qualquer localização no Mac.
  9. Quanto terminar, clique no botão ejectar, à direita do volume do seu PC, para desmontar.

Para mover ficheiros ligando o seu Mac ao seu PC na mesma rede:

  1. Certifique-se de que ambos os computadores se encontram em funcionamento e ligados à Internet.
  2. No menu Ir do Finder (no Mac), seleccione Ligar ao servidor para abrir a janela.
  3. Na caixa de texto Endereço do servidor, introduza o endereço de rede do seu PC utilizando este formato: smb://Nome do servidor/Nome da partilha ou seleccione o nome do seu PC nesta janela (caso apareça).
  4. Clique em Ligar.
  5. Introduza o nome do grupo de trabalho do seu PC, o seu nome de utilizador e a sua palavra-passe (quando lhe for solicitada) e, de seguida, seleccione o volume ou a pasta a que pretende aceder.
  6. O volume do seu PC deverá aparecer na secção Partilha da janela do seu Finder, no Mac.
  7. Abra o volume e arraste e largue os seus ficheiros directamente em qualquer localização no Mac.
  8. Quanto terminar, clique no botão ejectar, à direita do volume do seu PC, para desmontar.

 

Em conclusão…

Está pronto, embora que poderá ainda necessitar de um acerto, uma afinação nas pastas, até poderá ser útil criar algumas pastas inteligentes, como já mostramos aqui.

Que nada o faça pensar que tem um sistema mais pobre, que na verdade não tem, poderá ter um sistema mais simplificado, que não serve a todas as pessoas, é verdade, mas se apostou em migrar para o OS X… então esqueça o que está para trás porque não vai mais querer ter um PC com Windows… no limite poderá ter um Windows no BootCamp do seu Mac e isso também é possível!

As más línguas dizem até que o Mac é a melhor máquina para correr Windows… agora imagine ter a melhor máquina e o melhor SO?

Exit mobile version