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Microsoft Word: Como criar e inserir uma tabela de Figuras

O Microsoft Word é provavelmente das ferramentas de produtividade mais completas do mercado. Além da escrita normal de textos, esta ferramenta inclui um conjunto vasto de funcionalidades que permitem simplificar o trabalho de qualquer autor.

Hoje vamos ensinar como podem criar e inserir uma tabela de Figuras num simples documento.


Inserir uma legenda de Figuras no Word é um trabalho relativamente simples. Para tal todas as imagens devem ter a respetiva legenda. Para incluir uma legenda (caption) num elemento no texto, seja uma tabela, ou seja uma figura, basta selecionar esse elemento, em seguida carregar com o botão do lado direito do rato e escolher Inserir Legenda… (Insert Caption).

Em seguida irá aparecer uma janela, que permite ao utilizador indicar qual o tipo de elemento no qual pretendemos incluir uma legenda (para este exemplo, vamos escolher Figura. É, no entanto, possível criar outros tipos de identificação como por exemplo Equação ou Tabela).

No próximo passo indicamos a posição da nossa Legenda. Este processo é idêntico para tabelas. No entanto, alguns modelos para documentos referem que se deve colocar a legenda da tabela na parte superior. Essa configuração é realizada na mesma janela usada para definir o tipo de legenda. Devem escolher se pretendem a Legenda Acima do Item selecionado ou Abaixo.

Depois de inseridas as legendas, é hora de criarmos o índice de figuras e tabelas. Para inserirmos um índice para figuras ou tabelas selecionamos o separador Referências (References) e depois escolher Inserir índice de Ilustrações (Insert Table of Figures).

Aparecerá uma janela de configuração, onde devemos indicar qual o tipo de índice a incluir (figuras, tabelas), incluindo o modelo (template) de apresentação.

Depois de carregar em OK será apresentado automaticamente o índice de figuras.

A qualquer altura, o utilizador pode proceder à atualização do índice criado, carregando com o botão direito do rato sobre o índice e escolhendo a opção Actualizar campo (Update Field). Depois basta indicar se pretendemos alterar todo o índice ou apenas o número da página para cada item.

Se alguém pretender enviar mais dicas do word, temos a disposição o nosso e-mail ou então deixem nos comentários.

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