Depois de termos aprendido aqui como instalar instalar/configurar o Joomla tendo como base o XAMPP, hoje vamos deixar aqui alguns conceitos relativamente à estrutura interna do Joomla.
Lembro-me há uns anos atrás quando instalei pela primeira vez o Joomla, que li uma documentação sobre como se estruturava internamente os conteúdos no Joomla e confesso que na altura fiquei baralhado. No sentido de ajudar quem hoje se inicia no mundo do Joomla, decidi escrever este artigo que apresenta o conceito de secções, categorias e artigos.
Como já refiro em alguns artigos anteriores, o Joomla é um potente gestor de conteúdos que pode ser usado para os mais diversos fins. De forma a mantermos toda a informação organizada e relacionada, o Joomla permite a criação de Secções, Categorias e Artigos (Nota importante: esta estrutura pode variar de versão para versão do joomla. A partir do Joomla 1.6 as secções deixaram de fazer parte da estrutura interna, passando a existir categorias “relacionadas”. No entanto, no âmbito deste artigo vamos também (ainda) indicar o conceito de secções para quem pretenda usar versão anteriores do Joomla).
A estrutura de conteúdos no Joomla é a seguinte:
Secção –> Categoria –> Artigo
Uma secção pode ter várias categorias e uma categoria pode ter vários artigos. A criação de Secções, categorias e artigos é realizada no backoffice.
No Joomla 1.5x – Possibilidade de criar secções, categorias e artigos.
No Joomla 1.6x apenas a possibilidade de criar categorias e artigos.
Um exemplo de aplicação
Imaginem que o Presidente da Junta de Freguesia da vossa terra vos pediu para criarem um site. Ele pretende que estejam presentes todas as actividades em qual a Junta de Freguesia se insere e participa. Se usássemos o uma versão do Joomla 1.6x podíamos criar a seguinte estrutura:
Categorias (não se esqueçam que é possível criar categorias relacionadas e sub-categorias)
- Junta Freguesia
- Actividades Culturais
- Rancho Juvenil
- Grupo de cavaquinhos
- Actividades Desportivas
- Futebol
- BTT
- Canoagem
- Contactos
Depois é só criar os artigos e associar à categoria/sub-categoria em questão. Num próximo artigo vamos aprender como criar esta estrutura no Joomla. Até lá deixem os vossos comentários, dicas e sugestões. Se alguém quiser contribuir para esta rubrica, envie-me um e-mail sff: ppinto @ pplware.com
Artigos relacionados