Como administrador de sistemas, é importante ter as melhores ferramentas que nos permitam monitorizar todos os elementos que fazem parte da nossa rede informática. Uma das plataformas gratuitas mais fantástica para monitorização é o Nagios, não só por ser opensource mas também pela forma como é possível estender a monitorização aos elementos mais estranhos.
Depois de ensinarmos aqui passo a passo a instalação do Nagio, hoje ensinamos como a partir de um simples script podemos facilmente instalar essa plataforma e respectivos plugins.
Recentemente a equipa responsável pelo Nagio disponibilizou a versão 4.0.8. Quem já tem uma versão anterior facilmente pode proceder à actualização mas quem pretender de todo tem sempre que enfrente um conjunto de muitos passos.
No entanto, M.el Khamlichi do canal Unixmen disponibilizou recentemente um script “mágico” que permite instalar facilmente o nagios 4.0.8 e nagios plugins 2.0.3 no Fedora 19/20, e CentOS 6/7 de uma forma muito simples.
Como usar o script “mágico” ?
Para instalar o nagios 4.0.8 e nagios plugins 2.0.3 basta seguir os seguintes passos:
Passo 1) Descarregar o script aqui
Passo 2) Definir as permissões
chmod 755 Nagios-auto.sh
Passo 3) Executar o script
./Nagios-auto.sh
E está feito!
Agora já não há desculpa para não ter esta fantástica plataforma de monitorização instalada. Quem já usa conhece bem a utilidade de uma ferramenta deste tipo. Quem ainda não usa, experimentem e confirmem que de facto, num parque informática, esta plataforma (ou outra semelhante) é precisos. Além da monitorização, podem também facilmente configurar um sistema de alarmística e enviar e-mails via Gmai- veja aqui como fazer.