Passo uma boa parte do tempo a procurar formas de optimizar a velocidade do Windows e do acesso à Internet. Há alguns meses descobri uma forma simples e fácil de melhorar bastante o tempo de resposta nos acessos à Web e servidores de e-mail, com a particularidade de não ter que instalar nenhum software, nem alterar chaves do registry do Windows. Trata-se apenas de mudar de servidor de DNS.
Para quem não esteja a par, o DNS serve para traduzir os endereços numéricos IP em nomes que são mais fáceis de recordar para os humanos. É mais fácil recordar um endereço com o nome www.pplware.com do que qualquer coisa como 72.232.52.74. Habitualmente no nosso acesso à Internet, temos configurado o protocolo TCP-IP de forma a usar o servidor de DNS predefinido do nosso fornecedor de Internet. No entanto os servidores de DNS dos nossos ISPs nem sempre são os mais rápidos que podemos usar.
Foi na sequência dessa constatação que há tempos descobri e passei a usar o OpenDNS. Trata-se de uma rede de servidores de DNS muito rápidos e fiáveis, de utilização gratuita e também mais seguros (têm um sistema de protecção contra phishing). Se o utilizador se registar no site, passa a ter acesso a outras funcionalidades, por exemplo, bloqueio de sites e domínios, definição de atalhos para endereços (ex: definir pw para aceder a www.pplware.com), correcção de erros na escrita de endereços, etc.
Em seguida passo a explicar como é simples passar a usar o OpenDNS, tomando como exemplo o Windows Vista:
- Seleccione o Painel de Controlo no menu Iniciar.
- Clique em Ver estado e tarefas de rede.
- Clique em Ver estado.
- Clique no botão Propriedades.
- O Windows Vista poderá pedir-lhe permissão para continuar. Clique no Botão Continuar.
- Seleccione Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4), e clique no botão Propriedades.
- Clique na opção Utilizar os seguintes endereços de servidores DNS: e digite nos campos seguintes Servidor DNS preferido e Servidor DNS alternativo os endereços do OpenDNS, que são os seguintes:
- 208.67.222.222
- 208.67.220.220
- Clique no botão OK, depois no botão Fechar, novamente no botão Fechar. Feche a janela do Centro de Rede e Partilha.
Após esta operação o Windows passa a usar os servidores do OpenDNS em vez dos servidores do seu fornecedor de Internet. Além das diversas versões do Windows, também pode usar estes servidores em Linux, Mac, routers e até PDAs com acesso à Internet.
Nesta página poderá encontrar mais detalhes sobre a configuração nestes sistemas: https://www.opendns.com/start
Espero que esta dica lhe seja útil.
Este guia foi-nos enviado pelo nosso leitor Afonso Vicente. Obrigado pelo empenho e tempo que disponibilizou a partilhar com a nossa plateia.