Continuamos a explicar e a sugerir aos pais e aos encarregados de educação, formas e métodos para aliviar a carga de trabalhos que pode causar a chegada desta fantástica ferramenta, agora ao dispor dos mais novos.
Nos posts passados abordei alguns aspectos relacionados com os conteúdos didácticos e no último, sugeri que aliviassem o processo de arranque do Windows, para o tornar mais rápido. Os posts seguintes serão dedicados à segurança do Magalhães.
Começo esta ronda por falar primeiro numa ferramenta que está ao serviço dos encarregados de educação. O controlo parental foi desde o início uma preocupação para os progenitores deste projecto.
Uma ferramenta que condiciona (segura) todo o funcionamento do sistema do Magalhães é o Parents Carefree.
Esta ferramenta é um excelente aliado que os responsáveis pela segurança do Magalhães podem contar. O programa fora do âmbito Magalhães, é pago, mas foi incluído neste projecto e o utilizador usufrui de forma gratuita desta protecção parental.
Junto ao relógio verá um pequeno ícone que clicando em cima abrirá um menu onde terá várias opções. Entre elas a de configuração de directrizes e as definições. Vamos explanar estas duas opções que um pai, por exemplo, deverá conhecer.
Vamos começar por clicar na primeira opção que nos levará a uma janela onde podemos alterar a password. Mas primeiro temos de passar o primeiro agente de segurança, este irá pedir uma password. O Parentes Carefree traz de origem a seguinte password: pte2010
Agora já dentro da janela podemos reparar nos dois separadores que a mesma tem. Logo no primeiro vamos alterar a password para algo que nos seja fácil de recordar. Esta janela permite uma acção maior em termos de controlo, pois pode ser também permitida a gestão das permissões no âmbito escola, isto é, o professor dentro de um ip da escola, pode activar ou desactivar perfis desta aplicação, aumentando ou diminuindo acção do aluno no espaço escola.
No segundo separador terão a oportunidade de gerir parâmetros dedicados à captura de informações relativas à utilização tanto da aplicação como do computador, balizando espaço em disco consumido pelos relatórios de actividade assim como imagens que a aplicação pode tirar do ecrã da máquina no seu funcionamento. Digamos que é um agente infiltrado com poder de fotografia.
Configuração de directriz.
Voltando ao menu junto ao relógio vamos agora dedicar a nossa atenção à configuração das permissões de utilização da máquina, do Magalhães.
Neste primeiro quadro vemos os perfis criados. Aqui podemos editar ou apagar algum existente e podemos criar outros com horários e permissões diferentes. Mas a ideia é editar o que já existe.
Depois de editarmos a directriz existente, que vem de origem com os Magalhães, deparamos-nos com vários items que serão a mais valia desta aplicação, digamos que estamos perante as ferramentas que vão gerir conteúdos permitidos ou proibidos, tempos de acesso ao computador, tempos de acesso à Internet, aplicações permitida, entre outras opções igualmente importantes.
No quadro anterior poderíamos escolher o tipo de acção a tomar, ou permitimos o acesso a uma lista de item permitidos, tudo está fechado excepto o que esta lista permitir, é o que chamamos white list ou utilizamos uma black list. Isto é: tudo é permitido excepto o que está na lista negra. Neste quadro, em cima, colocamos os sites permitidos ao acesso pelos browsers existentes no Magalhães.
Se optarmos por apenas não permitir diversos sites, então no quadro em cima colocamos os sites que não queremos que o nosso educando visite. Simplesmente escreva o endereço do site e clique no botão Adicionar.
Existem aplicações que não são apropriadas para serem usadas por crianças, muitas porque podem ser perigosas em termos de privacidade e outras porque abrem caminhos não aconselháveis para utilizadores tão inexperientes. Então coloque neste quadro essas aplicações.
Este quadro permite que balize o tempo de utilização do Magalhães. Pode colocar as horas em que são permitidas as sessões, isto é, qual o intervalo que o Magalhães permite acesso ao sistema operativo. Tudo o que estiver em azul está desligado, os quadrados brancos são as horas que este pode ser ligado.
Já neste quadro o alvo não é a máquina em si mas sim o acesso à Internet. A aplicação desliga os dispositivos que permitem o acesso da máquina à net, dentro dos horários que o encarregado de educação definir.
Esta aplicação pode estar no computador e apenas ser activada mediante um horário que o encarregado de educação entenda ser oportuna (por exemplo quando o utilizador está só em casa). Este quadro faz com que a estrutura de filtros que temos falado, seja activado ou desligado.
Por último temos um quadro que gere a actividade da aplicação em geral. Não só os filtros mas também os regimes de horários impostos. Pode definir quando é que está ligada a opção de controlo parental.
Claro que esta aplicação requer algum tempo dos encarregados de educação para a afinar, mas depois podem ter total confiança na mesma.
Por hoje deixo-vos com esta primeira fase, das várias que iremos falar dentro do tema segurança. Espero que tenham compreendido e em caso de dúvida deixem os vossos comentários.
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