Pplware

Help!!! Tenho o Magalhães e agora? – Parte II

Há muita coisa que faz falta ao Magalhães, principalmente no que diz respeito à limpeza do crapware (software trial para venda) que as empresas envolvidas fazem questão de lá meter. Azar dos utilizadores e azar dos encarregados de educação que se vêm depois em maus lençóis quando as versões trial começam a pedir…. despesa financeira. Mas isso já iremos tratar.


Hoje queria começar por vos ajudar a optimizar e acelerar o vosso (do vosso educando) Magalhães.

Estes processos que vos vou sugerir não são de maneira alguma nocivos à máquina, vamos apenas desligar algumas aplicações do arranque, assim como limar certos processos que estão de certeza a criar alguns entraves à uma normal utilização.

Primeiro passo:

Aliviar o Arranque do Windows.

Interpretando informações do MSConfig do Windows XP Este Tutorial tem o intuito de mostrar as informações e opções que o Utilitário de configuração do sistema do Windows XP leva ao utilizador. O Utilitário de configuração do sistema, o famoso “msconfig” está disponível nas versões recentes do Windows.

Para abrir o msconfig, clique em Iniciar > Executar:


Surgirá a janela acima. Escreva “msconfig” na janela que surgir:


Estaremos então a ver o Utilitário de Configuração do Sistema

Nesta janela, poderá ter uma acção em vários cenários, pode ver neste post uma explicação mais abrangente sobre esta caixa de funções.

Arranque do Windows

Mas vamos debruçar-nos sobre o separador Arranque. Sim é aqui que começa a peregrinação do Windows, sim logo no arranque. Aqui é onde poderá desligar os vários serviços que se penduram literalmente, no arranque do Windows. A minha sugestão é que desliguem tudo, deixando apenas a linha que carrega o vosso antivírus.

Após desmarcarem quase todos os itens desta janela, reiniciem o vosso computador. Ao iniciar coloquem o visto na opção “Não mostrar esta mensagem nem iniciar…” para que não voltem a ver a mensagem.


Serviços do sistema

Bom, este é um passo importante na optimização do vosso computador. Podemos de seguida e, já que estamos na janela Utilitário de configuração do sistemas, alterar certas opções no separador Serviços.


Aqui podemos desligar alguns serviços que estão marcados para serem carregados logo no início do Windows. Há alguns que fazem falta, mas há uns outros que não fazem falta nenhuma. Para salvaguardar alguns serviços que o Windows necessita que não nos dizem nada, vamos apenas desligar serviços de terceiros, digamos que não são os serviços que o Windows precisa.

Então, no separador Serviços, vamos colocar o visto na opção “Ocultar todos os serviços da Microsoft“. Nos serviços restantes, deixamos os serviços que dizem respeito ao antivírus. No Magalhães deverão encontrar referência ao Avast, que é a aplicação de segurança que vem de origem.

Pronto, hoje ficamos por aqui. Amanhã vamos iniciar outra cruzada, que é desinstalar uma mão cheia de aplicações que são inúteis e sugerir outras bem mais apetecíveis.

NOTA: Estes guias são pormenorizados ao ponto de serem extremamente fáceis para o utilizador mais básico, a ideia é esclarecer e potenciar o utilizador. Caso tenha dúvidas não hesite em deixar nos nossos comentários destes posts as suas dúvidas, estas serão respondidas com rigor.

Em jeito de despedida, deixo outra importante sugestão para os utilizadores do Magalhães que têm algumas (muitas) dificuldades em “mexer” no Windows XP. Vejam os guias que ao longo destes anos fomos produzindo.

Artigos relacionados:

Exit mobile version