Pplware

Guia Rápido para o VBA (Visual Basic for Applications)!

Por Jorge Paulino para o Pplware!

O Microsoft Excel faz parte do pacote Office da Microsoft e é uma aplicação bastante usada a nível mundial, especialmente no tecido empresarial, tendo sofrido nos últimos anos inúmeras alterações visuais e funcionais. Permite efectuar cálculos simples, cálculos complexos, criar diferentes gráficos, criar filtros na informação, etc, etc. É uma ferramenta muito flexível e há quem utilize o Excel para quase tudo, às vezes de uma forma menos correcta, como por exemplo servindo de base de dados ou até para escrever cartas. Muitas empresas dependem mesmo do Excel para funcionar!

Esta flexibilidade, que se traduz por vezes em uma utilização generalizada, leva muitas vezes à necessidade de automatizar processos repetitivos de forma a se reduzirem tempos de utilização. Esta automatização pode ser feita muito facilmente através da criação de macros, disponíveis em todas as versões, e que permitem ao utilizador gravar um conjunto de acções e executa-las de diversas formas (através de um botão, de um menu ou mesmo através de teclas de atalho). A criação de macros não é mais do que a geração de código em linguagem Visual Basic, que ficará guardado no próprio ficheiro de Excel, mais precisamente uma versão adaptada para aplicações com a designação Visual Basic for Applications (VBA).

O VBA substitui e estende as capacidades da aplicação e pode ser usado para controlar não só os dados, como também a manipulação do interface, interacção com o sistema operativo, utilização de controlos externos, etc. A diferença principal entre o VBA e o Visual Basic Clássico (versão 6 ou anterior) é que o Visual Basic permite criar aplicações executáreis. Não confundir com o Visual Basic.NET pois é bastante diferente das versões anteriores, correndo sobre uma plataforma (.NET Framework) e com muito mais recursos.

O Visual Basic for Applications (VBA) não é apenas utilizado no Microsoft Excel. Existem inúmeras aplicações que permitem a sua utilização, tanto no pacote Microsoft Office (Word, Access, Powerpoint e o Outlook), como em diversas aplicações externas (AutoCad, Primavera, Coreldraw, Mathcad, Rockwell, Zenon, etc). Muitas aplicações empresariais permitem usar VBA.

Para criarmos código VBA ou analisarmos o código gerado pela gravação de macros, devemos abrir o Visual Basic Editor (VBE). Para o fazer podemos activar o separador Developer, clicando com o botão direito do rato sobre a Ribbon (friso)

 

De seguida seleccionar o separador Developer

No novo separador que ficará visível, podemos encontrar à esquerda a opção Visual Basic que irá abrir então o Visual Basic Editor.

Também podemos usar as teclas de atalho ALT+F11 que são mais práticas e rápidas para abrir o editor.

Podemos desde já começar a criar código e a iniciar o desenvolvimento em VBA.

Um exemplo simples, para ilustrar o funcionamento geral, poderá ser a criação de um botão na folha de cálculo para mostrar uma mensagem ao utilizador. Para o fazer podemos seleccionar a opção Insert, na barra Developer, e usando o rato colocar um botão na folha.

Na janela que aparece seleccionar a opção New. Irá ser criado o procedimento base que estará associado ao botão inserido.

 

Sub Button1_Click()

End Sub

Colocar a seguinte linha de código que irá simplesmente mostrar uma mensagem ao utilizador:

Sub Button1_Click()

    MsgBox “Olá pplware!”, vbInformation

End Sub

E o resultado será, quando pressionado o botão:

E para já é tudo! Os próximos artigos pretendem mostrar um pouco mais sobre o VBA, incluindo diferentes níveis de dificuldade, que vão desde dicas gerais até à criação de fórmulas personalizadas ou de userforms (formulários).

Espero que seja do vosso agrado!

 

Autor: Jorge Paulino

Página Pessoal:  http://www.jorgepaulino.com/

Exit mobile version