Pplware

Exercício GNS3: Aprenda a integrar máquinas virtuais no cenário

Para quem gosta de tecnologias associadas às redes de dados ou é simplesmente muito curioso por esta área, o GNS3 é provavelmente a ferramenta que procura. Para quem não conhece, o GNS3 é um simulador de redes bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, telefones, firewalls, etc

Depois de termos ensinado a ligar o nosso cenário virtual à Internet, e incluir PC virtuais (VPCS), hoje vamos mostrar como podem integrar máquinas.

Ao nível da virtualização, o GNS3 tem suporte para o VirtualBox, VMWare e QUEMU. Para este exemplo vamos usar o VirtualBox e mostrar como ligar duas máquinas virtuais através de um switch. Tendo o VirtualBox instalado e algumas máquinas já criadas vamos integrá-las no nosso cenário de rede. Para tal basta seguirem os seguintes passos:

Passo 1) Criar um novo projecto: File > New Blank Project

Passo 2) Ir a Edit > Preferences e selecionar VirtualBox VMs

Passo 3) Carregar em New para obter a lista de máquinas virtuais já criadas no VirtualBox. Depois é só escolher a máquina que querem adicionar ao GNS3 e carregar em Finish.

Passo 4) Depois de já terem as máquinas adicionadas ao GNS3, vamos colocá-las no nosso cenário. Para tal basta carregarem no símbolo do monitor no painel lateral, escolher a máquina que querem colocara no cenário e arrastar para a zona central.

Passo 5) O cenário para este tutorial deverá ficar assim.

Passo 6) Depois do cenário montado, devem configurar os seguintes IPS:

Depois de configuradas as máquinas, verifiquem se têm comunicação entre elas usando o comando ping.

Esperamos que temos gostado de mais um tutorial sobre o fantástico GNS3. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário que nós teremos todo o gosto em ajudar. Estejam atentos aos próximos tutoriais.

Exit mobile version