Pplware

Eu, programador – MeM : CountersViewer

Cá estamos para a 3ª edição desta rubrica. O programa de hoje foi novamente oferecido pelo MeM e tem o nome CountersViewer, segue a descrição do Autor.


Mais uma aplicação acabada de sair o CountersViewer. Esta aplicação permite-nos explorar os contadores existentes no nosso computador e monitoriza-los ao segundo.

Antes que surja alguém a dizer que não é preciso reinventar a roda e que já existem aplicações feitas para este efeito, bem sei que o Windows já possui uma ferramenta de monitorização contudo, mas eu quis fazer a minha.


Relembro aos mais distraídos como poderão chegar à ferramenta para o mesmo efeito, que se encontra no Windows (de certo bem mais robusta que a minha e com mais opções 😛 ), é só abrirem a janela de executar (iniciar > executar) e escreverem “perfmon” (sem as aspas) e clicar OK.

À semelhança dos outros programas anteriormente postados por mim, este programa foi inteiramente desenvolvido em C# 2.0 e utilizando o Visual Studio 2008.

Quanto ao funcionamento do programa não é necessário explicar muito, é bastante simples.


Escreve-se o nome da máquina que queremos visualizar os contadores, ao pedirmos o focos da caixa de texto é carregada a caixa de selecção dos objectos de desempenho e contadores. Depois é só escolher um objecto, um contador, a sua respectiva instância e adicionar a lista de computadores.

Ao clicar no botão start os contadores começam a ser actualizados e é exibido na grelha em baixo os respectivos valores.


É possível alterar o tempo de actualização dos contadores entre 1 a 11 segundos ajustando a barra de deslocação que se encontra em baixo.


Linguagem: C# 2.0

Download: Código CountersViewer [38.93KB]

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 Download: CountersViewer 1.0 [20.71KB] Homepage: CountersViewer

Exit mobile version