Para programar em Java é necessário termos a JDK instalada (veja artigo). O código pode ser escrito em qualquer programa que salve em Plain Text, mas é comum utilizamos programas que facilitam a nossa vida complementando o código e realçando-o.
Os mais comuns são jEdit, Eclipse e NetBeans, sendo que o JEdit é o mais simples de todos. O Eclipse e NetBeans são ferramentas poderosas para o desenvolvimento Java e possui imensas funcionalidades. Como não pretendemos fazer nada muito complexo, vamos utilizar o JEdit, ele dificulta mais a codificação, mas aumenta o aprendizado porque necessita escrever tudo.
O jEdit e multi-plataforma, OpenSource e foi escrito em Java (isso mesmo um programa feito em Java para escrever programas em Java), podes obter o jEdit aqui:
Depois de descarregado e instalado, basta abrir o jEdit para começar a programar. O Java é uma linguagem de programação Orientada a Objectos (POO), então tudo que vais criar, tens de criar uma Classe.
Não me vou prender em conceitos, pois estes levariam muito tempo e seria uma leitura cansativa, caso queiram um artigo sobre conceitos de OO, poderemos publicar futuramente.
Mas algumas definições são necessário para entender este primeiro passo, vou dar uma explicação resumida: ** Objecto: é tudo aquilo que é palpável, ou seja, tudo que se pode ter. O objecto é composto de ATRIBUTOS (características) e ACÇÕES (comportamentos). Um exemplo simples é uma pessoa. A pessoa é um objecto, e tem atributos (altura, peso, cor do cabelo, sexo) e acções (andar, falar, trabalhar, descansar).
** Classe: é o molde do objecto, ou seja, é o que é utilizado para fazer o objeto. Na classe que determinamos os atributos e acções que o objecto terá. Por exemplo: tenho uma classe chamada Pessoa, quando utilizá-la vou criar um objecto (no caso você) com as características determinadas na classe Pessoa. Desta forma o Objecto terá os atributos e acções definidos na classe.
Depois de uma pequena introdução, vamos criar a nossa primeira classe. A estrutura de classe é a seguinte:
Em: – <> é colocado o nome da Classe, por definição a primeira letra do nome da classe deve ser em maiúscula. – <> é declarado os atributos da classe – <> é declarado as acções da classe
Vamos criar uma classe que mostra seguinte texto apresentado nessa imagem:
No código acima, estou a criar uma classe chamada Peopleware, declarando um acção (main) e o atributo url. A acção main é uma acção definida pela SUN para ser executada sempre que a classe é chamada. 1- Para testar, salve o código com o nome Peopleware.java (importante: o nome do ficheiro obrigatoriamente deve ser o mesmo nome da classe, inclusive com a letra maiúscula). 2- Entre na Prompt do DOS 3- Encontre onde está guardado o código 4- Compile: javac Peopleware.java, será gerado o ficheiro Peoplware.class. Esse ficheiro é o ficheiro compilado chamado de ByteCode. A Java Virtual Machine interpreta esse ficheiro.
5- Execute utilizando: java Peopleware (importante: não deve colocar .class no final)
Assim temos o nosso primeiro programa feito em Java. Caso tenham alguma dificuldade durante a execução, deixem um comentário.