Agora que já se falou e debateu os prós e os contras do Service Pack 1 para o Windows Vista, vamos arregaçar as mangas e integrar no nosso DVD do Windows Vista o primeiro grande pacote de actualizações se melhoramentos.
Este guia passo-a-passo, irá ter várias etapas que poderão já atalhar, por exemplo, à mão deverão ter o DVD do Windows Vista, original claro está, o SP1 que podem descarregar os 544MB daqui e a aplicação que frequentemente falamos aqui, o vLite.
Agora com o SP1 numa pasta no ambiente de trabalho, o DVD do Vista na drive de DVD e o vLite 1.2 Beta instalado, vamos iniciar a fusão.
Abra o vLite, botão direito do rato em cima do ícone da aplicação e faça executar como administrador, pois esta aplicação exige elevação de permissões.
Aceitem a licença e instalem a ferramenta que permitirá a anexação do SP1 ao DVD do Vista, recolham o WAIK (Kit de instalação automática) 830MB, conforme sugere a aplicação e sigam as directivas para colocarem o vLite a funcionar.
Sim é uma tarefa dispendiosa em termos de downloads, mas muito útil para quem quer ter o DVD do Windows Vista actualizado.
Caso não apareça nada, no arranque do vLite, ou alguma opção esteja desactivada, quer isso dizer que já têm no vosso sistema os requisitos para começar.
Vamos então começar por dizer em que drive está o DVD do Windows Vista, clicamos no botão “Browse”.
Escolha a letra da drive, em que se encontra o seu DVD original do Windows Vista – deste sairão os ficheiros para o seu disco – onde lá será integrado o SP1.
Agora, indique para onde será enviado o conteúdo do DVD – mais ou menos 3GB – se não tiver a pasta criada, faça-o agora.
Começa agora a grande dose de paciência, neste momento deverá aguardar que o Windows Vista seja transferido para o seu computador.
Acabada a transferência, seleccione a sua versão do Windows Vista, nesse quadro apresentado.
De seguida, vamos iniciar o processo fusão do Windows Vista com o seu pacote de actualizações. Clique agora no botão Next.
Nesta janela seleccione as opções “Service Pack Slipstream” e “Bootable ISO“, vamos terminar esta etapa, clicando no botão Next.
Agora, nesta janela, iremos seleccionar o local onde o SP1 se encontra, para isso clicamos no botão Select.
De seguida, será iniciado o processo de integração do Service Pack 1. Caso seja solicitada a sua atenção para um aviso de segurança, deixe avançar o processo.
Agora é esperar mais ou menos hora e meia, até que o processo termine, é demorado pelo tamanho e pela quantidade de ficheiros substituídos no registo original que copiamos do Vista.
Finalmente o processo está terminado, o de integração, agora do lado esquerdo clique na opção ISO.
Simplesmente clique no botão Make ISO e espere mais uns minutos até a aplicação compilar num ISO todos os novos ficheiros, dando origem a um novo Windows Vista.
Agora, com o ISO no seu ambiente de trabalho – se não alterou o nome, este deverá chamar-se VistaLite.ISO – com uma aplicação de gravação, tipo o Nero, ou um gratuito, o CDBurnerXP, por exemplo, grave o ISO.
Experimente se a gravação foi bem feita, veja se foi feito o Bootable disc, penso que não tem dificuldade. Pode integrar uma série de outras opções, mas para ter o Vista completo, o SP1 para já chega.