Por Miguel Goyanes para o PPLWARE
Hoje vamos falar de quebras de página e de secções.
Como é habitual ao Domingo, hoje trazemos mais algumas dicas sobre a potente ferramenta que é o Microsoft Word. Uma vez que esta rubrica tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, decidimos torná-la uma rubrica de fim de semana e “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir.
As quebras de página são utilizadas para melhor formatar o nosso documento. Ao chegar ao final de uma página o Word insere automaticamente uma quebra de página mas caso o utilizador assim o entenda, também pode criar manualmente essas quebras de página. No caso das quebras de página automáticas, o utilizador pode ainda configurar onde e como essas quebras são posicionadas. As quebras de secção são utilizadas quando é pretendido que o documento ou partes desse documento contenha formatações diferentes. De uma forma simples podemos dizer que as secções são utilizadas para criar documentos dentro de documentos onde podemos colocar, por exemplo, uma parte do documento em que a orientação da página é horizontal e outra em que é vertical.
Em cada secção podemos alterar:
- Margens;
- Tamanho ou orientação do papel;
- Origem do papel para uma impressora;
- Limites de página;
- Alinhamento vertical do texto numa página;
- Cabeçalhos e Rodapés;
- Colunas;
- Numeração de páginas;
- Numeração de linhas;
- Numeração das notas de rodapé e das notas de fim.
As quebras de página e secção são inseridas no separador Esquema de Página, grupo Configurar Página, comando Quebras.
Tipos e uso de quebras
No vídeo seguinte é demonstrado como poderemos utilizar as quebras de página e de secção e os cuidados a ter com as numerações de página.
Atenção: Devido ao tamanho é preferível ver em modo de ecrã completo
[Video Tutorial]
Atenção: Devido ao tamanho é preferível ver em modo de ecrã completo. Para isso basta dar duplo clique no vídeo.
Esperamos que tenham gostado deste tema e para a semana há mais dicas de Microsoft Word. Se for caso disso….boas férias!