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Domingo é dia de dicas do Microsoft Word

Como é comum ao Domingo, hoje trazemos mais algumas dicas sobre a potente ferramenta que é o Microsoft Word. Uma vez que esta rubrica tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, decidimos torná-la uma rubrica de fim de semana e “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir.

Hoje vamos deixar mais duas dicas.

Na sequência das dicas que temos apresentado aqui no Pplware sobre o Microsoft Word , uma colega contactou-me para saber se lhe podia dar uma ajuda a fazer um formulário. Comecei por lhe dizer que, provavelmente, o Google Docs seria a melhor ferramenta para o efeito. No entanto ela referiu-me que no âmbito de uma disciplina, os formulários teriam de ser criados no Microsoft Word e impressos em papel para posteriormente serem distribuir. O formulário devia ainda ter uma marca de água.

Vamos então aprender como fazer um formulário de forma muito simples.

Criar um formulário simples

De forma a mantermos tudo alinhado, começamos por criar uma tabela com o número de linhas igual ao número de questões que pretendemos e com um número de colunas igual ao número de opções (respostas) + uma coluna paras as questões propriamente ditas. Para o seguinte exemplo criamos uma tabela 5×3 (5 linhas e 3 colunas). Depois precisamos de um quadrado para que a pessoa possa indicar a sua resposta. Para isso vamos a Insert—>Symbols—>Symbol

 

Como podemos ver pela imagem seguinte, são muitos os símbolos e caracteres especiais disponíveis. Procuramos por um quadrado e carregamos no botão Insert.

Relativamente ao formulário propriamente dito está feito. Quem assim pretender, pode tirar as linhas da tabela para que o formulário fique com um aspecto mais “limpo”. O uso de tabelas para criação de documentos deste tipo é sem duvida uma excelente estrutura, uma vez que permite de forma muito simples alinhar toda a informação.

Colocar marca d’água (watermark)

O Microsoft Word oferece uma funcionalidade que permite facilmente incluir uma marca d’água nos documentos. Para isso vamos ao separador Page Layout e escolhemos Watermak. Depois basta escolher a marca d’água pretendida, para associar ao nosso documento.

Quem pretender colocar uma marca d’água diferente das disponibilizadas, pode fazê-lo através da opção Custom Watermark

 

Por hoje ficamos por aqui. Não se esqueçam de mandar as vossas dicas para publicarmos ao Domingo. Bom trabalho! Todas as dicas sobre o Word, podem ser visualizadas aqui.

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