Pplware

Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 38

Trabalho colaborativo

Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.

Uma das vertentes fantásticas no Google Docs é a parte colaborativa. Recentemente um utilizador questionou-me se era possível partilhar, com vários utilizadores, uma folha do excel. Apesar do office não assentar na Web, o Excel disponibiliza funções de partilha que permitem  criar um livro partilhado e colocá-lo numa localização de rede onde vários elementos poderão editar o conteúdo em simultâneo.

Por exemplo, se cada um dos elementos do seu grupo de trabalho tiver a seu cargo vários projectos e necessitar de estar a par do estado dos projectos dos restantes colegas, o grupo poderá utilizar um livro partilhado para monitorizar o estado dos projectos e actualizar as informações.

Enquanto proprietário do livro partilhado, poderá geri-lo mediante o controlo do acesso dos utilizadores ao livro partilhado e a resolução das alterações em conflito. Quando todas as alterações tiverem sido incorporadas, pode parar de partilhar o livro.

Como partilhar livro Excel

Passo 1 – No separador Rever, no grupo Alterações, clique em Partilhar Livro.

Passo 2 – Na caixa de diálogo Partilhar Livro, no separador Editar, seleccione a caixa de verificação Permitir alterações por mais de um utilizador em simultâneo, bem como intercalar o livro.

Passo 3 – No separador Avançado, seleccione as opções que pretende utilizar para controlar e actualizar alterações e, em seguida, clique em OK.

E está feito! Agora basta colocar o ficheiro numa pasta partilhada (use por exemplo a dica de partilhar pastas ocultas – ver aqui). Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.

Exit mobile version