A ferramenta de produtividade Word da Microsoft tem um imenso potencial. Esta é provavelmente a ferramenta mais completa do mercado para criação e edição de texto e há certamente funcionalidades que até desconhecemos.
Sabia que no próprio Word pode criar automaticamente uma lista de referências bibliográficas?
Quem já fez uma tese e/ou um trabalho académico, ou trabalho profissional sabe quanto custa manter o documento atualizado ao nível de bibliografias. Uma das plataformas mais populares para fazer este trabalho é o Mendeley, mas também o pode fazer no próprio Word.
Criar uma bibliografia, citações e referências
Para criar uma referência bibliográfica deverá seguir os seguintes passos. Ir a Referências e depois escolher Inserir Citação
Em seguida, devem indicar o tipo de fonte. Por exemplo, se é um livro, um site, um entrevista, etc.
Para ver as citações que já tem criadas basta que carregue em Citações
Para inserir uma citação no texto, basta que escolha qual o estilo da citação (ex. APA ou IEEE) e depois dê duplo clique.
Para adicionar detalhes, como números de página, se, por exemplo, estiver a citar um livro, selecione Opções de citação e em seguida Editar Citação.
Criar uma bibliografia
Com as fontes citadas no documento, temos tudo para criar uma bibliografia. Para tal coloquem o cursor no documento onde pretendem inserir a bibliografia.Em seguida basta ir a Referências > Bibliografia e escolher um formato.
E basicamente é isto! Sem complicações e de forma muito rápida, é possível criar e gerir as suas referências bibliográficas.