Pplware

Dica: Como instalar o SNMP no Raspberry Pi

Um dos protocolos mais fantásticos no mundo das redes de comunicação é o SNMP (Simple Network Management Protocol). Tal como o nome sugere, este é um protocolo usado para gestão de equipamentos a partir do qual podem saber várias informações sobre um equipamento ou até definir remotamente algumas definições.

Hoje vamos ensinar como podem instalar o SNMP no vosso Raspberry Pi.


São várias as plataformas de gestão que usam o protocolo SNMP. Das muitas plataformas que já apresentámos no Pplware há a destacar o Nagios e o Cacti que usam este protocolo para monitorizar equipamento activos da rede (ex. routers, switchs). Por exemplo, se monitorizarmos um PC via SNMP podemos saber há quanto tempo está ligado, qual o estado dos discos, actividades da rede, etc.

O que é o SNMP?

O Simple Network Management Protocol permite a troca de gestão de informação entre dispositivos. O SNMP está atualmente disponível em três versões: SNMPv1, SNMPv2 e SNMPv3. A arquitetura de gestão consiste basicamente em dois elementos: o agente e o gestor. No caso do agente, este establece a interface entre o gestor e o dispositivo que vamos gerir. O gestor consiste basicamente na consola pela qual se executam as funções de gestão.

Relativamente ao dispositivo que vamos gerir, este possui um estilo de base de dados de objetos à qual damos o nome de MIB (Management Information Base). A MIB está organizada hierarquicamente numa estura em árvora.

Como instalar o SNMP no RPI?

Uma vez que o SNMP não vem instalado no RPI, para proceder à instalação basta executar os seguintes comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install snmpd
sudo apt-get install snmp

Devem agora reiniciar o serviço snmpd usando o seguinte comando:

sudo /etc/init.d/snmpd restart

Para ver se tudo está a funcionar, podem usar o comando o seguinte comando:

snmpwalk -Os -c public -v 1 localhost system

Aqui fica um exemplo de como podem obter apenas a informação sobre o kernel e nome da máquina.

snmpwalk -v 1 -c public localhost .1.3.6.1.2.1.1.1.0

Esperamos que este tutorial seja útil para iniciarem algum projeto ao nível da monitorização. Brevemente apresentaremos mais dicas sobre o SNMP…estejam atentos.

Exit mobile version