Pplware

Desactivar permissões no Vista

Para quem já teve a experiência de usar o Windows Vista notou uma das novas funções de segurança, o irritante aviso de permissão. Até ao aparecimento do Windows Vista o Windows não conseguia decifrar quem afinal estava a tentar alterar as sua “fauna e flora”, se era uma vírus ou se era o utilizador que queria instalar um programa, por exemplo. O Vista tenta proteger-se desta incógnita apresentando uma mensagem a solicitar a permissão ao utilizador da máquina.

Quer este aviso dizer que alguma coisa está a tentar infiltrar-se no sistema, ora a decisão para avançar cabe agora ao utilizador. O Novo robot de segurança que equipa o Windows Vista torna o desafio de penetrar no sistema mais arrojado para os criadores de vírus. Esta barreira não será transposta se não for o legitimo administrador do sistema, assim para ultrapassar este aviso terá de estar munido da respectiva palavra-passe.

Podemos desligar isto? Este User Account Control (UAC) pode ser desligado, embora como é óbvio irá fragilizar o sistema de segurança do Vista. Mas se é um correcto e avançado utilizador, respeita as regras de segurança, pode largar estas irritantes janelas de aviso. Para isso clique no botão Iniciar…

escolha a opção Painel de controlo, Contas de utilizadores

Seleccione a opção Activar ou desactivar o Controlo de Conta de Utilizador

Agora desmarque a opção que viabiliza a utilização do UAC.

Será pedida mais uma vez a sua confirmação e de seguida é-lhe perguntado se que reiniciar o sistema.

Pode imediatamente após retirar a opção de protecção ver a reacção do sistema alertando-o para um possível problema, julgando a falta desta opção como um potencial problema.

Depois de reiniciado o sistema fica por sua conta e risco. Claro poupará uns quantos neurónios e algum tempo em cliques. Espero que ajude a personalizar o sistema à sua imagem de trabalho.

Exit mobile version