Pplware

Cuidado! Custa $5 e consegue atacar o seu PC em 30 segundos

Com os alertas todos que existem, actualmente, os utilizadores já têm mais sensibilidade para a questão da segurança dos sistemas. Mas, às vezes, por mais segurança que exista, há sistema que conseguem ultrapassar todos esses mecanismos de uma forma rápida e aparentemente simples.

Hoje vamos dar a conhecer um sistema que custa apenas 5 dólares e que consegue o acesso a qualquer sistema com Windows e Mac.

PoisonTap… ou o assalto silencioso seu PC

Se é dos que costuma deixar o seu PC em qualquer lugar e confia na password de acesso, então é melhor começar a pensar de forma diferente.

Tendo como base um simples Raspberry Pi Zero, o hacker Samy Kamkar criou um dispositivo capaz de aceder a qualquer sistema em apenas 30 segundos. Segundo Kamkar, mesmo que tenha uma password forte de acesso, este dispositivo, baptizado de PoisonTap, consegue com sucesso fazer o ataque e aceder ao sistema.

 

Como funciona o PoisonTap?

Após ligar este dispositivo a um PC com Windows ou Mac via USB, o pequeno equipamento “transforma-se” numa interface Ethernet. Depois disso, o sistema assume que está ligado à rede via essa interface e envia todo o tráfego para o Raspberry Pi Zero.

Ao estilo de um ataque man-in-the-middle, o dispositivo passa a analisar todo o tráfego na tentativa de descobrir os cookies de autenticação HTTP assim como possível  “informação” relativas a sessões que possam estar a ser  estabelecidas a sites (isto no caso do PC ter um browser a correr em background). Este dispositivo envia depois toda a informação para um servidor externo.

Mais preocupante ainda é o facto deste pequeno equipamento conseguir ultrapassar sistemas com autenticação de dois factores.

 

Veja como tudo funciona

Este “projecto” está todo documentado aqui e, além do que já foi referido, permite ainda que qualquer pessoa consiga, remotamente, controlar o sistema onde este pequeno equipamento está ligado. Os backdoors instalados e o acesso remoto concedido continuam até que sejam removidos.

Exit mobile version