O Node.js é um interpretador de código JavaScript que funciona do lado do servidor. Esta plataforma permite aos programadores o desenvolvimento de aplicações em rede, em tempo real e de alta escalabilidade, de uma forma simples e rápida. O Node.js é baseado no interpretador V8 da Google.
No último artigo ensinamos a instalar no Linux. Hoje vamos ensinar a instalar no Windows e a desenvolver a primeira app.
Como instalar o Node.js no Windows?
O Node.js está disponível para vários sistemas operativos dos quais se destacam o Windows, Linux, OSX, etc. Para instalar no Windows basta que acedam ao site do projecto e façam o download da versão respectiva.
Para este tutorial instalamos o node-v6.2.0-x86.msi (mais versões aqui). A instalação foi feita para o directório C:\Program Files(x86)\nodejs
Depois de instalado, basta que acedam à linha de comandos do Windows para testar.
Primeiro programa em Node.js no Windows
Para começarmos a programar em Node.js, nada melhor que o famoso Hello World que hoje transformamos em “Hello Pplware”. Para isso criem um ficheiro com o nome Hello.js e incluam as seguinte linha de código.
Nota: A primeira linha é um comentário no programa e a segunda linha vai escrever na linha de comandos “Hello, Pplware!”.
Depois de gravarem o ficheiro com o nome Hello.js e podem de imediato executá-lo usando o seguinte comando:
node Hello.js
Nota: Caso o comando node não seja reconhecido pelo sistema, basta que adicionem na variável de ambiente (PATH) o caminho do compilador. Tal configuração pode ser feita nas Definições avançadas do sistema.
Hello Pplware num servidor HTTP
O Node.js permite que se crie facilmente um servidor HTTP. Considerando que pretendemos criar uma página que devolva simplesmente “Hello, Pplware!” devem criar um ficheiro com o nome server.js e inserir o seguinte código.
Explicação:
- var http = require(“http”); – usado para carregar o módulo http e guardar o resultado na variável http
- http.createServer() – Criação de uma instância do http. Com este comando vamos criar um servidor que ficará à escuta no porto 8081 (.listen(8081))
Para executar basta abrir o terminal e escrever:
node server.js
Esperamos que tenham gostado deste pequeno tutorial. Certamente teremos alguns leitores que já dominam o node.js e, tal como já tínhamos lançado o desafio, poderão dar algumas dicas importantes para a utilização desta plataforma. Ficamos à espera!