Pplware

Comunicação entre PC e Arduino

Numa sociedade, todo o indivíduo necessita de comunicar com os restantes. Para tal, desenvolveu e adquiriu, ao longo na sua vida, formas e protocolos de comunicação. Na electrónica e na informática não é menos verdade essa realidade. Cada vez mais a sociedade exige que haja comunicação entre homem/máquina e máquina/máquina.

O que se pretende demonstrar com um pequeno exemplo são, as várias fases que teremos que ter em conta quando temos que comunicar com um Micro-controlador e o nosso PC. Neste caso o Micro-controlador escolhido foi o Arduino, do qual já falamos aqui no pplware.


Elaboramos um pequeno guia prático para dar a conhecer mais sobre o Arduino e sobre dispositivos de interacção tecnológica. São simples exemplos que tenho desenvolvido e têm sido alvo de estudo para os meus alunos. Espero que gostem.

Ferramentas necessárias:

Pretende-se enviar um comando do nosso computador para o Arduino e que este responda ao pedido.

Exemplo: enviar o caracter “a” para o Micro-controlador e que este responda com o caracter “b”.


Passo 1 – programar o Arduíno

Fazer download do programa Arduino 0022 do site www.arduino.cc. Descompactar a pasta e executar o aplicativo arduino.


Escolher qual é a versão do arduino que vamos programar: exemplo Arduino Mega


Para fazer um programa no arduino ele terá que pelo menos ter duas funções: void setup() onde se faz a configuração no nosso arduino e a função void loop() onde se escreve propriamente o programa que irá ser executado. As declarações de variáveis podem ser declaradas logo no inicio.

int variavel;

No exemplo em particular, teremos que definir a velocidade de comunicação da porta série que será de 9600 bps na função void setup().

void setup() {

Serial.begin(9600);

}

De seguida, teremos que colocar o arduino à “escuta” na porta série e no caso de receber algo guardar numa variável que se deu o nome de variável.

if (Serial.available() > 0) {

variavel = Serial.read();

}

Por fim o teste. Se o que recebemos na porta é mesmo um pedido, ou seja, testar neste caso se o que recebemos de facto é o caracter “a”. Isto remete-nos para outro assunto: tabela Ascii – o caracter “a” em decimal é o número 97. Sendo assim testamos se o que recebemos é igual a 97, se for igual envia o cartarer “b”. Se não for igual não responde nada.

if (variavel == 97)

{

Serial.print("b");

}


De seguida compilar o programa.

Se não houver nenhum erro na programação dará a seguinte mensagem:

Programar o Micro-controlador

Escolher a serial port que o nosso Arduino está conectado

Enviar o programa para o Arduino:


Pode usar a consola do programa arduino para testar o programa.

Podemos verificar, em baixo, que se inserir o caracter “a” a resposta será o caracter “b”

Passo 2 – programar Visual Basic

Layout exemplo:


Código botão Enviar em VB

Private Sub ana_0_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles ana_0.Click

Dim enviar As String

Dim receber As String

enviar = tb_1.Text

SerialPort1.Write(enviar)

receber = SerialPort1.ReadExisting()

TextBox1.Text = receber

End Sub

Conclusão

A plataforma Arduíno caractríza-se pela versatilidade  e facilidade de implementar qualquer tipo de projecto que necessite de uma componente electrónica. Com uma “simples” placa, podemos dar “asas a imaginação” e desenvolver projectos fantásticos. Esperamos que este artigo ajude os mais novatos a entrarem no mundo do Arduíno e contamos com experts para explorar esta área. Aguardem pelos próximos artigos!

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