As penUSB são hoje em dia gadgets de extrema utilidade, onde depositamos muita da informação da produzimos. Como são por normas de pequena dimensão, as penUSB acompanham-nos normalmente para todos o lado, aumentado assim o risco de as perdermos.
Depois de termos ensinado, no Windows, como criar uma “zona segura” dentro da própria PenUSB, usando o TrueCrypt, hoje mostramos como podem fazer o mesmo processo no Linux, mais concretamente no Ubuntu e derivados.
Para proteger a informação da sua PenUSB vamos recorrer ao TrueCrypt. O TrueCrypt é um software open-source, que tem a capacidade de criar discos virtuais encriptados (mesmo em PenUSB) como se de um disco real de tratasse. Pode encriptar uma partição do seu disco rígido ou um outro dispositivo de armazenamento.
Como instalar o TrueCrypt?
Para instalar facilmente o TrueCrypt no Ubuntu e derivados, basta que abra um terminal e execute os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:stefansundin/truecrypt
sudo apt-get update
sudo apt-get install truecrypt
Para criar um disco virtual encriptado (reservado uma parte do disco) deve seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Depois de instalar o TrueCrypt, vamos a Tools e escolhermos a opção Volume Creation Wizard
Passo 2 – Em seguida escolhemos a opção Create a volume within a partition/drive
Passo 3 – Relativamente ao Volume Type, devemos escolher a opção Standard TrueCrypt volume
Passo 4 – No próximo passo indicamos qual o volume que vamos usar. Neste exemplo vamos associar o /dev/sda5
Passo 5 – Em seguida definimos quais os algoritmos de cifra que pretendemos usar. Neste passo vamos manter as opções predefinidas.
Passo 6 – Vamos agora definir uma password para o acesso ao nosso disco Virtual que vamos criar.
Passo 7 – De seguida indicamos qual o filesystem (usamos FAT) e mandamos formatar o disco virtual
Passo 8 – No próximo passo indicamos qual o Device a Montar. Para isso escolhemos Device e da lista devemos seleccionar /dev/sda5
Passo 9 – Depois de escolhido o volume a montar, basta carregar em Mount. O sistema deverá solicitar a password de root e também a password de acesso ao volume. Se tudo estiver correcto, o volume aparece disponível no gestor de ficheiros para podermos copiar para lá informação.
E está feito!
Considerações finais
Ao criarmos um disco virtual cifrado, estamos a aumentar o nível de segurança no que diz respeito ao acesso da nossa informação. No caso de perdemos a PenUSB estamos mais seguros quanto a sua divulgação, uma vez que a informação dentro do disco virtual encontra-se cifrada. Para saber mais, veja aqui.
Usa outros métodos para proteger partições/dispositivos de armazenamento externos?