Olá novamente, a pedido de várias famílias, mostro-vos agora um artigo no seguimento do “como criar o meu blog”, sobre como personalizar e melhorar o vosso blog (ou qualquer outro blog que utilize a plataforma WordPress 2.7).
Primeiro, vamos escolher uns plugins úteis e fazer download dos mesmos (cliquem nos nomes para ir para os sites e fazer download da última versão):
- Akismet: plugin super útil para evitar comentários de spam, já vem instalado por defeito
- Subscribe To Comments: plugin muito útil que possibilita os autores de comentários serem notificados caso haja algum comentário após o deles
- WordPress.com Stats: plugin útil a nível administrativo, pois permite que as estatísticas do seu blog fiquem e sejam registadas na base de dados do WordPress
- WP-PostViews: este plugin podem não o considerar útil, mas pessoalmente acho interessante as pessoas poderem ver quantas visualizações já teve um dado artigo.
E pronto, temos aqui uma lista que já dá algum trabalho e serve para melhorar o seu blog 🙂
Para aceder à página de administração dos plugins, faça login na administração e clique no menu do lado esquerdo em “Plugins”.
Vamos proceder à instalação e activação dos plugins.
– Akismet
Quanto a este plugin, basta activá-lo (pois já vem instalado por defeito), mas para tal terá de obter uma chave API no site do WordPress, pode fazê-lo aqui:
Já está a funcionar, convém ver pelo menos uma vez por semana o Akismet, para confirmar que nenhum comentário “verdadeiro” foi lá parar sem querer 😉
– Subscribe To Comments (e outros plugins no geral)
Agora vou explicar como se procede para instalar e activar o plugin Subscribe To Comments, mas esta explicação serve para todos os outros plugins no geral.
Clique, no menu do lado esquerdo, em “Plugins → Novo Plugin”, e de seguida escolha o seu plugin em formato .zip no centro, clicando de seguida em “Instalar Agora” para o instalar automaticamente.
Depois, se instalado com sucesso, deverá aparecer uma página semelhante à que está em baixo, onde deve clicar em “Activar Plugin”.
E já está. Muito simples, não? 🙂
Alguns plugins, como o WP-PostViews podem necessitar de alterações nos templates para se poderem visualizar resultados.
Para instalar templates, o procedimento é diferente, pois não tem instalação automática, simplesmente tem de fazer upload da pasta descompactada para wp-content/themes/ e depois poderá seleccioná-lo no menu do lado esquerdo em “Apresentação”.
Para fazer upload da pasta, terá de ter uma conta de FTP, mas se já seguiu o primeiro artigo “como criar o meu blog”, não precisa de preocupar pois já a tem.
- Podem ver e fazer download de mais plugins aqui:
- Podem ver e fazer download de mais templates aqui:
- Podem e deve visitar também o site da comunidade portuguesa do WordPress, onde encontrará sugestões e traduções para Português de alguns dos plugins mais usados aqui:
Podem sugerir mais plugins, templates e sites que considerem úteis para as pessoas experimentarem.
Obrigado pela vossa colaboração.
NOTA: Este artigo foi escrito por Bruno Bernardino para o Pplware