Cá estamos nós novamente, na 3ª parte (talvez última, vocês é que decidem) da criação de um blog de forma gratuita.
Hoje vou-vos dar umas dicas sobre como melhorar o vosso blog a nível estético e a nível de visitas.
Vamos começar com a estética.
Esta parte destina-se mais àqueles que percebem a sua dose de design, ou então para os “aventureiros” que, mesmo não sabendo, experimentam (e assim aprende-se!).
Suponho que muitos se tenham deixado ficar com o template original (default, que é bem bonito), e é então nele que me vou basear para dar exemplos, se bem que nos outros templates não será muito diferente.
Uma breve explicação dos ficheiros que poderão querer modificar:
wp-content/themes/default/sidebar.php – Ficheiro que controla a barra lateral direita do template. Aqui podem adicionar código HTML, se bem que na versão do WordPress 2.7 já o conseguem fazer facilmente na Administração e sem mexer no ficheiro.
wp-content/themes/default/header.php – Ficheiro que controla a parte de cima do template. Aqui pode escrever algum texto estático (porque já está nele o Título e Sub-título do Blog) em html.
wp-content/themes/default/style.css – Ficheiro que define o estilo do html do template (basicamente cores, posicionamentos, etc.)
Um conselho que posso dar, é alterar a imagem de cima do template, mudar do azul (que é muito bonito ;)) para uma imagem que desenhem, por exemplo no GIMP.
Podem começar por editar a imagem wp-content/themes/default/images/kubrickheader.jpg (não se esqueçam de fazer um backup caso as coisas não corram lá muito bem à primeira)
Posso-vos dar uma dica relativamente à imagem que vão criar/editar, que é criar um rectângulo arredondado em preto com opacidade entre 40-60% no centro da imagem, para ficar com um efeito do género da que está no meu blog pessoal (o texto fica mais legível e causa mais impacto): O Nosso Portugal
A segunda dica, será editar o ficheiro wp-content/themes/default/style.css e alterar as cores dos links, do azul (#0066CC e #114477) para qualquer outra cor que se adapte melhor à vossa nova imagem. Para saber o valor hexadecimal de uma cor, podem usar em Linux o gcolor ou em Windows/Mac/Linux o site http://www.draac.com/colorconvert.html
Peço desculpa não aprofundar mais sobre a personalização de templates, mas considero que mais do que expliquei será provavelmente para alguém com alguma experiência, e como tal não precisa de explicações nesta área. Corrijam-me se estiver errado.
Agora vem a parte difícil, melhorar o blog a nível de visitas, o tão falado SEO.
A arte do SEO tem muito que se lhe diga, mas resumindo muito por alto, se quer que o seu blog tenha sucesso, tem de ter em conta pelo menos os seguintes aspectos:
- Escreva com frequência
- Escreva sobre assuntos interessantes
- Não copie conteúdos, faça no máximo uma referência com alguns excertos
- Para facilitar as pessoas “favoritarem” e falarem sobre o seu blog, pode instalar o plugin Sociable
E pode também tentar divulgar mais o seu site das seguintes formas:
- Fale com os seus amigos sobre o seu blog
- Coloque no seu msn/gtalk/etc. o url do seu blog
- Coloque na assinatura do seu email o url do seu blog
- Se tiver disposto a investir dinheiro no seu blog, tente comprar publicidade num site relevante (ou seja, que esteja relacionado a nível de conteúdos/temática com o seu site), ou usando o Google Adwords
Outras ferramentas que dão jeito para ter informação sobre as suas visitas, e sobre o posicionamento do seu blog no Google:
- Registe uma conta no Google Analytics (serve para obter estatísticas sobre visitas ao seu site)
- Registe uma conta no Google Webmaster Tools (serve para obter informações sobre o posicionamento do seu blog no Google e como melhorá-lo)
Tem de ter também alguma paciência, Roma não se construiu num dia, e pode demorar algum tempo (por vezes 2, 3 meses, ou mais) a obter resultados visíveis.
No entanto, podemos resumir muito brevemente o sucesso de um blog: escreva muito, bem, divulgue e seja falado… como tal, podemos concluir que agradar a um motor de busca, é muito semelhante com agradar os leitores, e se agradarem os leitores, de certeza que agradam os motores de busca. Artigos relacionados:
Agora vão e “bloguem”!!!