O objectivo é mostrar como se fazem índices automáticos com numeração no MS Word de forma muito simples.
Desde já um agradecimento ao Sr. João pela dica da numeração !!!
Bem, a partir de hoje acabaram-se os índices “feitos à mão”, isto é, nada de andar a escrever no documento os números e depois altera-se uma página e la se anda a mudar os ditos números de página em página.
Basicamente para fazer este processo definem os estilos e aplica-se a numeração. Simples não é?
Vamos la começar:
1) Criar um novo documento
2) Ir ao grupo Paragraph e escolher Multilevel List
3) Após aparecer o seguinte ecrã, carregue no botão More para ver mais opções
4) Como pode verificar no ecra seguinte, é possível definir uma série de parâmetros associados ao estilo que está a personalizar de momento
NUMERAÇÃO
Vamos agora definir a numeração para os niveis 1 e 2 (Heading 1 e Heading 2)
Nível 1 (Heading 1)
Link level to style: Heading 1
Level to show in gallery: Level 1
Enter formatting number: Pode aqui definir qual o aspecto da numeração (ex: 1) ou 1. )
Number style for this level: Aqui deve escolher qual o estilo do caracter a usar para numeração neste nível (ex: 1,2,3 ou a,b,c, etc)
Nível 2 (Heading 2)
Link level to style: Heading 2
Level to show in gallery: Level 1
Enter formatting number: Pode aqui definir qual o aspecto da numeração (ex: 1) ou 1. ).
Number style for this level: Aqui deve escolher qual o estilo do caracter a usar para numeração neste nível (ex: 1,2,3 ou a,b,c, etc)
Include level number from: aqui definimos Level 1 (depois de definir a opção escolhida vai desaparecer). Não esquecer que vamos dar seguimento ao correspondente nível 1 em que nos encontramos..este parâmetro é definido aqui.
EXEMPLO
Para se aprenderem estas coisas nada melhor que um exemplo. Vamos então elaborar o seguinte documento.
Não esquecer que agora é so aplicar os estilos definidos. Por exemplo onde diz 1) A história do pplware foi aplicado o Heading 1. No nível 2 (1.1 Como nasceu foi aplicado o Heading 2)
O próximo passo é incluir de forma automática o índice. Definimos no nosso documento onde o pretendemos colocar e depois vamos a References e depois escolhemos Table of Contents.
Por “magia” o índice irá aparecer automaticamente na vossa página.
Para finalizar só referir 2 coisas: na produção de um longo documento este processo é essencial e mesmo que nao andem sempre a actualizar o índice quando mandarem imprimir ele faz esse serviço automaticamente.
Se pretenderem actualizar no momento, botão do lado direito do rato em cima do indice e Update.