Pplware

Como criar um ISO do Windows 8 para posterior instalação?

Com o lançamento do Windows 8 a Microsoft deu um passo de gigante na transformação do nosso Ambiente de Trabalho ao introduzir um vasto leque de novidades.

No próprio dia do lançamento ficou disponível para todos a possibilidade de ser feito o upgrade a preços realmente convidativos, dando a hipótese a todos os que pretendiam instalar este novo SO de o terem de imediato nas suas máquinas.

Mas muitos leitores do Pplware que optaram por esta forma de instalação, a de upgrade, acabaram por perceber depois que não tinham na sua posse o Windows para uma posterior reinstalação, se assim o necessitassem.

Foram várias as mensagens que recebemos a pedir que descobríssemos uma forma de criar uma imagem do Windows 8 e finalmente a resposta surge.

A opção de upgrade era feita com recurso a uma ferramenta que tratava de todo o processo e que deixava o computador com o Windows 8 instalado e pronto a ser usado. Não dava ao utilizador a possibilidade de ficar com um suporte físico para que posteriormente o pudesse usar.

Tendo esta dúvida a chegar, de forma recorrente ao Pplware, resolvemos questionar a própria Microsoft sobre a melhor forma de poder ter acesso a essa forma de instalação, se essa opção fosse possível

A resposta da Microsoft foi rápida e o método explicado é o que apresentamos abaixo.

Para iniciarem este processo devem ter na vossa posse a chave que receberam aquando da compra da versão upgrade do Windows 8. Se esta chave o processo não é iniciado e por conseguinte não conseguem criar o ISO que pretendem para posterior utilização.

Devem ainda descarregar do site da Microsoft a ferramenta de upgrade que está disponível nesta página e ler com atenção as recomendações emitidas.

Depois de terem a ferramenta de upgrade no vosso Windows devem lançá-la e preencher o campo com a vossa chave do Windows, a que receberam por email após a compra do upgrade do Windows 8.

Após o preenchimento do campo da chave esta será validada e caso esteja correcta será dada a possibilidade de avançarem no processo.

A ferramenta irá ligar-se à Internet e validar um conjunto de dados. No final deste passo será mostrada a versão do Windows a que vão ter acesso.

Devem indicar que pretendem avançar carregando no botão Seguinte. Se pretenderem alterar a chave ou se esta não for aceite podem recuar para o passo anterior com o botão Anterior.

Caso recebam uma mensagem a indicar que estão com problemas no acesso à Internet devem verificar e validar a chave que introduziram. Este erro foi-nos mostrado várias vezes e apenas o conseguimos contornar com a introdução de uma chave válida de Windows 8

O passo seguinte será o descarregar do Windows 8, o que pode demorar algum tempo se a vossa ligação à Internet for mais lenta.

Após o download do Windows 8 serão feitas várias validações e verificações aos ficheiros recebidos. Este processo também demora algum tempo.

É neste passo seguinte que começa o processo de criação do ISO do Windows 8 e que poderão usar mais tarde para reinstalar o vosso sistema.

Será mostrado na ferramenta três opções que podem usar. Ou instalam o Windows 8 nessa maquina, ou instalam posteriormente a partir do Ambiente de Trabalho ou criam uma instalação a partir de um suporte dados.

Deverá ser esta última opção, que se encontra em segundo lugar na interface, a que devem escolher para iniciarem o processo de criação do ISO.

De seguida devem escolher em que suporte pretendem gravar o Windows 8 para posterior utilização. Têm disponíveis a opção de copiar para uma pen USB de instalação ou criar um ficheiro ISO que posteriormente devem gravar num DVD.

No nosso caso vamos escolher a opção de criação de um ISO e gravação em DVD. Devem de seguida indicar o local onde pretendem que esse ISO seja criado para posterior gravação.

Após a criação do ISO é pedido que voltem a indicar a vossa chave do Windows. Devem colocar a chave que indicaram no início deste processo.

Para terminarem este processo de criação do ISO resta-vos apenas gravarem o ISO criado para um DVD para que quando necessitarem o terem disponível. Basta que acedam ao local indicado para criação do ISO e este deverá estar disponível com o nome Windows.

A gravação deste DVD é feita da mesma forma que gravariam qualquer outro DVD.

Está assim explicada a forma de criação do ISO para todos os utilizadores que compraram a versão upgrade do Windows 8 e que tinham a dúvida de como acederem posteriormente a uma forma de o reinstalar.

O Pplware agradece todo o apoio e esclarecimentos prestados pela Microsoft na resolução de uma dúvida que era comum a tantos dos nossos leitores.


Homepage: Ferramenta de actualização do Windows 8
Homepage: Página de apoio à actualização para o Windows 8
Homepage: Windows 8

Exit mobile version