Pplware

Como criar o meu blog

Boas, espero que já tenham “recuperado” do Natal 😉

Hoje vou-vos dar aqui um guia “passo-a-passo” sobre como criar o vosso blog de uma forma fácil, gratuita e rápida, usando o WordPress e os serviços de Alojamento Web da WebLive Hosting, da WebLive (empresa da qual sou CEO), mas poder-se-á utilizar este tutorial em qualquer outro serviço que ofereça Alojamento Gratuito com PHP e MySQL, compreendendo que o nome dos menus e mesmo os passos poderão ser diferentes.

Para começar, deverá encomendar um Plano de Alojamento (o Coal é gratuito e tem como limite apenas 10MB de Espaço em Disco, tudo o resto é Ilimitado), indo até http://www.weblivehosting.net e clicando no Plano “Coal”.

Encomenda

E se não tiver um domínio e/ou não quiser registar um, pode registar um subdomínio do tipo oseunome.myweblive.net

De seguida, a sua encomenda será analisada (para se confirmar que é “real”) e depois de aprovada pode fazer login no painel de controlo (ispCP), onde pode gerir o seu alojamento.

ispCP

Neste momento, pode começar a fazer download do WordPress em Português. Para isso, deverá fazer download da última versão aqui.

WordPress homepage

Agora deverá criar uma conta FTP para poder fazer upload do WordPress.

Para tal, após fazer login no ispCP, clique em “Contas de FTP” e depois do lado esquerdo “Adicionar utilizador FTP”, preencha o username e uma password, depois clique em “Adicionar”.

ispCP – FTP

Vamos agora criar uma Base de Dados MySQL e um utilizador, para o vosso blog.

Tal pode ser feito no ispCP, clicando em “Gerir SQL” e depois do lado esquerdo “Adicionar base de dados”, preenchendo com um nome à sua escolha, como por exemplo, “blog” (sem aspas).

ispCP – Criar BD

De seguida, crie um utilizador para a sua recentemente criada base de dados, clicando em “Gerir SQL” e depois do lado direito, na linha da Base de Dados, em “Adicionar utilizador SQL”, preencha um nome (preferencialmente o mesmo que o da base de dados) e escolha uma password. Irá precisar destes dados ao instalar o WordPress, por isso não se esqueça de os apontar em algum lado ou simplesmente não os esqueça.

ispCP – Criar utilizador BD

Agora, já deve ter terminado de fazer o download do WordPress, descompacte-o e agora terá de copiar o ficheiro wp-config-sample.php e colá-lo no mesmo local, mudando depois o nome do novo ficheiro para wp-config.php.

Abra este ficheiro wp-config.php com um editor de texto (por exemplo notepad ou gedit) e adicione os seus dados da base de dados, entre as linhas 19 e 25.

Caso não consigam ultrapassar o erro em cima descrito, têm um ficheiro corrigido em http://www.weblivehosting.net/wp-config.txt , a codificação em UTF-8 (se o vosso browser estiver para abrir em ISO-8859-1 por defeito, vão aparecer uns caracteres esquisitos, forcem a visualização em UTF-8 : Ver -> Codificação de Caracteres -> Unicode UTF-8), façam download, alterem a extensão para .php, configurem os campos e façam upload.

Editar Ficheiro

Já pode fazer upload das pastas e ficheiros (pode usar, por exemplo, o FileZilla ou qualquer outro cliente de FTP) dentro do mesmo para o directório “htdocs” (pode eliminar os conteúdos deste directório, mas não o próprio directório!), que é o directório “lido” quando acede a oseunome.myweblive.net, ou, se preferir que o seu blog esteja em oseunome.myweblive.net/blog/, crie um directório “blog” dentro do directório “htdocs”

FileZilla – Upload Ficheiros

Após terminar o upload dos ficheiros e pastas, vá até ao url onde instalou o seu blog, por exemplo: http://oseunome.myweblive.net/blog/ e siga os passos indicados no ecrã.

Não se esqueça que o nome e utilizador da Base de Dados MySQL que criou, são precedidos por um número e um “underscore” ( _ ), que consegue ver no ispCP, em “Gerir SQL”.

WordPress – Ecrã instalação

Wordpress – Ecrã instalação

Wordpress – Ecrã instalação

Agora já tem o seu blog e está pronto a utilizá-lo (se precisar de apagar algum directório, pode usar o FileZilla também para o apagar).

NOTA2: em alternativa ao FileZilla, pode usar o Gestor de FTP online em http://admin.webliveserver.net/ftp/ ou https://admin.webliveserver.net/ftp/, mas será bastante mais demorado a fazer upload dos ficheiros.

Que comecem os blogs!

NOTA3: Este artigo foi escrito por Bruno Bernardino para o Pplware.com

Encomendar: www.weblivehosting.net Gerir Alojamento: admin.webliveserver.net WordPress: pt.wordpress.org Filezilla: filezilla-project.org

Exit mobile version