Uma das funcionalidades fantásticas dos sistema Linux é a possibilidade destes correrem em modo live, não necessitando assim que o sistema seja instalado na memória de armazenamento. Tal característica permite, por exemplo, experimentar rapidamente o sistema ou então usá-lo em situações de emergência, quando o sistema nativo na arranca…mas há muitos mais cenários.
E o Windows…será que o podemos correr via PenUSB? Sim, vamos aprender como.
“…Correr o Windows através de uma pen USB? hum..isso é algo complicado (nem sei se é possível fazer) e, a ser possível, envolve muitos conhecimentos…esta era talvez a ideia que se tinha da possibilidade de correr um Windows numa PenUSB. Em 2007 mostramos aqui um tutorial idêntico para o Windows XP…hoje vamos ensinar como podem ter o Windows 8 a correr via PenUSB.
Requisitos
Para que possam ter um Windows 8 a correr numa PenUSB devem ter o seguinte:
- Uma instalação do Windows 8/8.1 ou uma imagem de instalação
- Uma Pen USB (De preferência, USB 3.0)
- WinToUSB – Uma pequena ferramenta para “meter” o Windows numa Pen USB
Nota: De referir que este tutorial ensinar como correr o Windows 8 via PenUSB e não instalar via PEN USB (esse tutorial já apresentamos aqui)
Como ter o Windows numa PenUSB?
Para que tudo funcione correctamente, devem seguir os seguintes passos:
Passo 1) Instalar o WinToUSB
Passo 2) Indicar se vamos criar a pen com o Windows 8 via .iso ou via o sistema instalado. Para este tutorial vamos escolher via ISO. De referir que a aplicação detecta de imediato qual o sistema em causa.
Passo 3) Indicamos agora qual a drive associada a PenUSB
No nosso caso, optamos por formatar a PenUSB.
…e depois seleccionamos, da pen USB, qual a partição para o sistema e para o boot.
Agora é so aguardar para que a PenUSB com Windows 8 seja criada.
…e está feito!
Depois é só configurar na BIOS o arranque via dispositivo USB e esperar que o Windows arranque.
Actualmente, este é um processo muito simples e rápido. A primeira vez o sistema demora algum tempo por causa do drivers e outras configurações. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.