Pplware

Como configurar um servidor de FTP no CentOS Linux – Parte 2

Na sequência do artigo de ontem “Como configurar um servidor de FTP no CentOS Linux”, um leitor questionou se havia a possibilidade de usarmos outros utilizadores que não os locais. Basicamente a ideia era criar um ficheiro com indicação do utilizador e respectiva password e o serviço de FTP autenticar com base na informação desse ficheiro.

Para configurar este tipo de funcionalidade, o vsftpd permite a criação de “utilizadores virtuais”.

Pessoalmente considero que as distribuições GNU/Linux têm as características perfeitas para implementar serviços de rede. As configurações dos serviços são normalmente realizadas em ficheiros, podemos gerir/controlar facilmente qualquer serviço remotamente usando por exemplo SSH e o backups das configurações é também algo simples de implementar.Hoje vamos ensinar como criar utilizadores virtuais para autenticar no servido de FTP, mais concretamente no vsftpd.

Como criar utilizadores virtuais no vsftpd?

Por omissão, o CentOS já traz o pacotes necessários para que seja possível a autenticação de utilizadores virtuais via pam_userdb. Para verificarem se o servidor se encontra com suporte para este tipo de autenticação, usem o comando:

yum info db4-utils

O output deverá ser algo do género:

Caso o pacote não esteja instalado, podem usar o comando:

yum install db4-utils

O próximo passo é criar os utilizadores virtuais. Para isso vamos criar um ficheiro .txt (para este exemplo vamos criar o ficheiro utilizadores_virtuais.txt) com essa informação dentro do directório /etc/vsftpd e colocamos o utilizador numa linha e a password em outra (na imagem seguinte, podemos ver como criar dois utilizadores).

Vamos agora criar a base de dados de utilizadores com base no ficheiro .txt com a informação dos utilizadores. Para criar a base de dados, devem executar o seguinte comando:

db_load -T -t hash -f /etc/vsftpd/utilizadores_virtuais.txt /etc/vsftpd/utilizadores_virtuais.db

O próximo passo é criar um ficheiro PAM (Pluggable Authentication Modules) para invocarmos a base de dados na autenticação de utilizadores no serviço vsftpd. Para isso vamos criar um ficheiro vsftpd-virtual

nano –w etc/pam.d/vsftpd-virtual

e inserir a seguinte informação:

auth required pam_userdb.so db=/etc/vsftpd/utilizadores_virtuais
account required pam_userdb.so db=/etc/vsftpd/utilizadores_virtuais

Depois de realizarmos as configurações anteriores, vamos proceder à configuração do serviço propriamente dito. Para isso abrimos o ficheiro /etc/vsftpd/vsftpd.conf e definimos os seguintes parâmetros:

# Configuração de utilizadores virtuais
 anonymous_enable=NO
 guest_enable=YES
 virtual_use_local_privs=YES
 user_sub_token=$USER
 local_root=/var/ftp/$USER
 chroot_local_user=YES
 pam_service_name=vsftpd-virtual

Como as directorias dos utilizadores virtuais vão ficar em /var/ftp/ indicado no ficheiro de configuração do vsftp), vamos criar as directorias para os utilizadores e definir as respectivas permissões:

[root@localhost ftp]# mkdir pedro.pinto
[root@localhost ftp]# mkdir mpinto
[root@localhost ftp]# chown -R ftp:ftp /var/ftp/

Feitas as configurações basta iniciar ou reiniciar o serviço para começar a ser usado. Para iniciar o serviço basta executar o comando:

service vsftpd start

Caso pretenda reiniciar pode usar o comando:

service vsftpd restart
Como aceder ao FTP remotamente

Depois de instalado e configurado o serviço de  FTP, o acesso pode ser realizado via um simples browser ou através de uma aplicação cliente para FTP (ex. FileZilla, fireFTP). Neste exemplo vamos usar o FileZilla.

Para aceder ao serviço de FTP remoto basta indicar:

Como podem ver na imagem anterior, o acesso foi realizado com sucesso e a estrutura da do directório do utilizador é apresentada do lado direito.

Esperamos que este tutorial seja útil e brevemente ensinaremos mais algumas configurações úteis.

Exit mobile version