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Como colocar no Arduino um ecrã LCD

Por Daniel Costa para o Pplware.com

Depois de grande adesão por parte dos leitores ao tema do Arduino, continuamos a fazer pequenos tutoriais para dar seguimento aos seus projectos aí em casa, e sempre de uma forma fácil e eficaz.

Hoje trazemos um novo desafio, nesse sentido, podemos levantar a questão: já alguma vez pensou em ligar o seu Arduino a um ecrã para que ele lhe mostre uma mensagem escrita?

Pois bem, se quer ver como se faz, sente-se confortavelmente que vamos iniciar esta explicação.

A primeira coisa a ter em conta é o material necessário à execução deste pequeno projecto.

Nota: o potenciómetro serve meramente para controlar a luminosidade do ecrã.

Como pode ver a “logística” não é muita e permitirá um resultado muito interessante e com uma abrangência mais cativante ainda. Basta dar largas à imaginação.

Vamos então à parte mais técnica, mais manual que é ligar o Arduino ao ecrã:

Após fazer estas ligações, pode simplesmente enviar o código seguinte para o Arduino através do seu programa oficial, sendo o código o seguinte:

#include liquidcrystal.h

LiquidCrystal lcd(25, 11, 5, 22, 3, 23);

void setup() {

lcd.begin(16, 2);

lcd.print(“PPLWARE!”);
}

void loop() {
lcd.setCursor(0, 1);

lcd.print(millis()/1000);
}

Neste código, apenas é para mostrar uma mensagem escrita no “lcd.print(“PPLWARE”)”, mas é através disto que pode ser desenvolvida para outro tipo de aplicações, nos exemplos do site/programa oficial do Arduino é possível encontrar mais soluções na biblioteca LiquidCrystal.

PS: em caso de alguma dúvida ou sugestão, pode deixar um comentário ou aderir ao nosso grupo Arduino do Facebook.

Espero que este pequeno tutorial lhe seja útil no desenvolvimento de novos projectos.


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