Pplware

Como apagar backups velhos que tem no seu iCloud

A Apple criou ao longo dos anos um ecossistema com vários serviços que interligam os seus dispositivos. O iCloud é actualmente a “ponte virtual” que permite um grande número de interacções entre os vários dispositivos da marca e os vários serviços quer do sistema operativo quer das aplicações que gravitam em torno dos iDevices.

Mas a Apple é forreta, sim, numa altura em que o mundo dos serviços cloud tem contas gratuita generosas, a empresa de Cupertino “faz o favor de dar” apenas 5GB de espaço iCloud gratuito aos seus utilizadores. Mesmo o pago é caro e pouco, exigindo, para quem tiver vários dispositivos a fazer backups, alguma ginástica. É sobre isso que hoje vamos falar: limpar backups velhos para aumentar o espaço no iCloud.

Como sabemos, o iCloud é um sistema de armazenamento da Apple baseado na nuvem e que suporta a linha de produtos Apple. A empresa, nativamente, oferece logo na assinatura de uma conta Apple ID 5GB de espaço em cloud, gratuitos, de modo a que possa fazer cópias de segurança e ter vários serviços suportados nessa ponte virtual.

Os dispositivos podem fazer, desde há várias versões atrás do iOS, backups automáticos para o iCloud mas a partir da versão iOS 8.1 a Apple aumentou a fasquia e decidiu também armazenar na cloud, na Fototeca iCloud as fotografias e vídeos, os documentos, contactos, calendários, correio, favoritos do Safari, notas e muitas outras informações dedicadas ao histórico de compras do utilizador.

Problema: Mas onde cabe isso tudo em apenas 5GB?

Mesmo em 20 GB ou mais… em pouco tempo, com tanta foto que temos, com a qualidade de informação que vai parar ao iCloud, tudo é pouco e ainda existem backups antigos que por lá ficam para se um dia precisarmos de restaurar de uma data antiga!!!!! Vamos mas é remover estes backups que só estão a ocupar espaço!

 

Apagar via iOS

Passo 1

Para isso vamos a Definições:

Passo 2

Dentro de Definições procure o menu iCloud:

 

Passo 3

Se descobriu o menu iCloud, pode ver alguma informação sobre o espaço total que tem a sua conta iCloud. No caso da imagem, da minha conta, o plano é de 20GB, não é o gratuito de 5GB, provavelmente verá no seu o total de 5GB e o disponível que ainda lhe resta, mas o processo é o mesmo. Vá agora à opção Gestão:

Passo 4

Dentro da área de Gestão, pode ter acesso a várias cópias, se existirem, no meu caso tem uma, como podem ver do iPhone 6 num total de 448,5 MB copiado. Além disso, existe informação sobre o que está também a usar o espaço de armazenamento do iCloud. Por exemplo, a minha Fototeca está a ocupar cerva de 2,2 GB de espaço, em documentos, estão alocados 182,7 MB.

Aqui o que importa mesmo a Cópia e é nesse item que vamos clicar.

 

Passo 5

Dentro da Cópia, temos mais informação, entre ela o que realmente está a “pesar” mais no espaço do iPhone, para que este tenha feito um backup de quase 450 MB. Podemos remover da cópia em automático alguns dados de aplicações, pode não ter interesse gravar os dados por exemplo da App Strava, por exemplo! O utilizador pode fazer uma afinação fina do que quer ou não estar a passar para o backup.

É importante dominar esta informação quando o espaço custa o preço que custa.

 

Passo 6

Caso pretenda apagar os backups velhos, basta ir ao fundo deste quadro e clicar na opção Apagar cópia. Verá que este backup desaparece do seu iCloud e ganha o espaço que este lhe estava a ocupar. Como o serviço da backups automáticos da Apple produz cópias avulsas, convém de vez em quando espreitar se não tem algumas velhas que pode apagar.

 

Apagar via OS X

Passo 1

Esta gestão, do armazenamento do iCloud, pode também ser feito usando os recurso do OS X. Para isso basta ir à Barra de Menus e clicar na opção Preferência do Sistema. Depois procure a opção iCloud.

 

Passo 2

Como pode ver, também aqui há alguma informação sobre o que está a contribuir para preencher o espaço do iCloud. Se clicar no botão Gerir terá forma de ver quam usa, quanto ocupa e verá igualmente os backups que os dispositivos fazem para o iCloud. Da mesma forma pode apagar cada um deles.

 

Em resumo…

Para quem tem um iPhone, iPad e um Mac, facilmente usa o iCloud e os 5Gb não chegam para nada. Rapidamente esgota o espaço gratuito e é bombardeado com a informação dos planos pagos do iCloud. Se aderir pode ganhar mais segurança, até porque terá sempre uma cópia dos seus sistemas na cloud, mas não se distraia, lembre-se que 20 GB facilmente os consegue em imagens, música, depois tudo hoje que tem no seu smartphone produz dados que interagem com o OS X e mesmo com o Apple Watch… o que quer dizer que é galopante o consumo de dados no iCloud. Limpe e faça uma gestão atenta.

Exit mobile version