No dia do nosso segundo aniversário já escrevi um artigo que versava entre outros este assunto, e por isso não vou mais uma vez chamar-vos à atenção para a necessidade de colocarem comentários, mas vou agradecer-vos pela fantástica adesão que temos tido. Penso que estamos a fazer o nosso trabalho bem e vocês estão também a fazer correctamente o vosso.
Temos no entanto recebido algumas solicitações sobre a maneira de utilizar as “tags” disponibilizadas. Foi-me então “encomendado” pelo Victor que fizesse este artigo.
Não pretendo ensinar-vos a colocar comentários, deixo isso ao critério e ao bom senso de cada um de vós, mas sim ensinar-vos como melhorarem visualmente os vossos comentários, usando para isso os botões que estão antes da caixa de texto onde escrevem.
A linguagem utilizada e que será mostrada na caixa de comentários é o HTML, que a maior parte de vocês conhece.
A imagem abaixo mostra os campos disponíveis para publicarem comentários:
[Por favor não tentem colocar comentários nesta caixa]
Vou de seguida explicar-vos as funcionalidade de cada botão .
01 – Mostrar/esconder
Com este botão vocês podem esconder ou mostrar todos os botões disponíveis. No entanto a caixa de texto e o botão de submissão do comentário nunca desaparecerão.
02 – Fechar TAGS
Este botão permite-vos fechar todas as tags abertas. Para quem não conhece o html, por norma, quando abrimos uma tag temos de a fechar. E é isto que é feito por este botão. Para todas as tags abertas ele vai fechá-las. Tenham cuidado ao usar este botão pois todas as tags que estiverem ainda abertas vão ser fechadas após o final.
03 – Dicionário
Esta opção é de todas a menos funcional, pois é um dicionário. Mas infelizmente e porque o plugin foi desenvolvido por alguém não português ele aponta para um dicionário em inglês [http://www.answers.com]. Tem dois modos de funcionamento. Ou seleccionam a palavra que querem consultar e carregam no botão ou, sem seleccionar, carregam no botão e este ao ser invocado faz surgir uma caixa de texto onde é pedida a palavra. Ao carregarem no botão “OK” uma nova página é aberta com a referência à palavra que escreveram.
04 – Citar
Através desta tag é possível tornar o texto diferenciado, puxando-o para a direita e dando-lhe outra cor [pré-definida]. É util quando se quer citar o que alguém escreveu antes. Exemplo:
Peopleware
<blockquote>Peopleware</blockquote>
05 – Link
Para inserir um link num comentário devem utilizar esta tag. A sua utilização é simples e tem dois modos de funcionamento. Caso se seleccione uma porção de texto, ao ser carregado este botão é apenas pedido o endereço web e o link será o texto escolhido, sendo a tag fechada. Caso não se seleccione o texto aparecerá apenas a caixa a pedir o endereço e a tag não será fechada. Após ser publicado o comentários e ao ser carregado, o link é aberto na própria página. Exemplo:
<a href="www.pplware.com">Peopleware</a>
06 – Link Externo
A função deste botão é em tudo idêntica à anterior sendo a única diferença o facto de o link ser aberto numa janela nova. Exemplo:
<a href="www.pplware.com" rel="external">Peopleware</a>
07 – Enfatizar
Com o uso desta tag é possível tornar o vosso texto mais carregado, vulgo Bold (negrito). Para o usar numa secção específica de texto deve este ser seleccionado e a tag escolhida. Caso não se seleccione o texto, a tag é aberta e todo o texto seguinte estará neste formato, devendo no final ser fechada. Exemplo: Peopleware
<strong>Peopleware</strong>
08 – Itálico
Da mesma forma que a anterior, esta tag formata o texto seleccionado para itálico. Caso não se seleccione o texto, a tag é aberta e todo o texto seguinte estará neste formato, devendo no final ser fechada. Exemplo:
Peopleware
<em>Peopleware</em>
09 – Código
Esta tag permite mostrar pedaços de texto como se fosse código máquina. Ou seja, sem formatação vinda do template. A titulo de exemplo podem ver os exemplos que tenho dado paras as outras tags.
Peopleware
<code>Peopleware</code>
10 – Riscar
Por forma a riscar um pedaço de texto ou palavra deve-se utilizar esta tag. Mais uma vez caso o texto esteja seleccionado e o botão for carregado esse texto passa a estar riscado. Caso não exista texto subinhado é aberta a tag e apenas quando a mesma for fechada é terminada o “riscado”. Exemplo:
Peopleware
<strike>Peopleware</strike>
11 – Lista Ordenada
Por forma a iniciar uma lista de elementos deve ser usada esta tag. Ela por si só não realiza nada de visível, mas em conjunto com a tag abaixo cria listas ordenadas. Esta tag é a que indica o tipo de lista, neste caso ordenada
12 – Elemento da Lista Ordenada
Em complemento com a tag acima esta permite criar listas ordenadas. Esta tag é o indicador de elemento e deve ser introduzida uma por cada elemento que pretendamos criar. Exemplo (das duas tags):
- Peopleware
- Peopleware
<ol><li>Peopleware</li><li>Peopleware</li></ol>
13 – Publicar Comentário
Bom, este ultimo está aqui apenas como uma gracinha, pois todos sabem de certeza para que serve esse botão. E caso não saibam deixo aqui um desafio. Escrevam o que acharem do artigo e carreguem-lhe a ver o que acontece!
Podem ainda, e esta não vou explicar, utilizar “smiles” nos comentários. Testem, experimentem e não tenham medo de estragar.
Agora que têm aqui explicada a função de cada um dos botões, quero começar a ver que utilizam os comentários ainda mais e com maior qualidade.
Notas:
A pedido de várias familias foi resolvido o problema da subscrição de comentários. Já possível “des-subscrever” os comentários de determinado artigo.
E foi também resolvido (achamos nós) o problema de compatiblidade entre o novo layout e o brower IE6. Para isso foi feito um upgrade ao theme e foi feita nova tradução do mesmo.
Peço que se detectarem algum problema nestes dois pontos (ou mesmo noutros) que nos comuniquem.
Muito obrigado.