Pplware

Auto-aprovisionar uma IPBRICK na LunaCloud

O IPBRICK OS é um Sistema Operativo Linux que foi desenvolvido pela empresa nacional IPBRICK, SA, tendo como base o popular e poderoso Debian. Esta é plataforma de suporte às soluções de Comunicações Unificadas, Email e Ferramentas Colaborativas, Gestão de Documentos e Processos, e Rede Social Corporativa, etc.

Hoje mostramos como podem auto-aprovisionar uma IPBRICK no serviço de cloud da LunaCloud, de forma simples.


O IPBRICK OS é um sistema operativo para Comunicações Empresariais, Cloud Ready, de suporte às soluções de Email & Ferramentas colaborativas; Digital Workspace (CAFE): Comunicações Unificadas e Gestão de Documentos e Processos.

Auto-aprovisionar uma IPBRICK na LunaCloud

Para testar o procedimento de auto-aprovisionamento do IPBRICK OS numa Máquina Virtual na LunaCloud, e poder experimentar as soluções de Comunicações Unificadas (IPBRICK.UCoIP), Email e Ferramentas Colaborativas (IPBRICK.MAIL) e a Rede Social Corporativa (IPBRICK.CAFE), basta que indique qual o subdomínio de ucoip.net que pretende usar durante os testes. Depois, em cerca de 20 minutos terá uma Solução IPBRICK totalmente configurada com o subdomínio que escolheu, um endereço IP público atribuído pela LunaCloud, certificados SSL gerados automaticamente e um servidor de DNS público totalmente configurado.

Para Auto-aprovisionar uma IPBRICK na LunaCloud devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Criar conta no serviço de cloud da LunaCLoud aqui. Caso já possuam uma conta basta que procedam à autenticação.

Passo 2) Agora, carregamos no botão New Server

Passo 3) Agora, indicamos um nome para a nossa máquina virtual e também uma pequena descrição da mesma.

Passo 4) Nas configurações do servidor, definimos os seguintes parâmetros mínimos:

Passo 5) Por fim basta carregar em Create Server para que o servidor seja criado com as configurações que indicámos

Agora basta aguardar alguns minutos até que a máquina esteja pronta a ser usada.

Assim que tudo esteja operacional, irão receber um e-mail com essa indicação. Depois basta iniciar a máquina.

As informações da máquina criada são também apresentadas no próprio serviço da Lunacloud.

Passo 6) Vamos agora usar o endereço público atribuído e abrir num browser (https://_IP_PUBLICO). Deverão ver a interface do IPBrick como mostra a seguinte imagem. Preencha os campos solicitados e depois carregue em SUBMIT.

Depois de submeterem a informação, é indicado que devem aguardar 20 minutos até que tudo esteja operacional em termos de serviço.

Depois da plataforma estar totalmente operacional, irão receber novo e-mail com essa indicação, incluindo as credenciais de acesso via Web.

Passo 7) Vamos agora aceder ao serviço usando o utilizador e password que foi enviado para o e-mail

E está feito, o IPBrick está totalmente funcional. Como referimos, o Sistema Operativo IPBRICK OS pode funcionar como servidor de Domínio e Serviços de Suporte à Rede, Servidor de Ficheiros, Servidor de Impressoras e Servidor de Base de Dados. Para garantir a segurança das comunicações, dispõe de um conjunto de serviços de Mail Relay, Proxy, Firewall, VPN Server, IDS, anti-virus e anti-spam pré-instalados.

Como viram é muito simples ter o IPBrick OS em total funcionamento em menos de 30 minutos. Sendo que, pelo caminho, ficou criado um servidor de DNS para o subdomínio escolhido (no nosso caso pplware.ucoip.net) e foram gerados certificados SSL usando o Let’s Encrypt para o mesmo domínio.

Tudo isto sem ter que se preocupar em registar um domínio DNS, configurá-lo com o IP público atribuído pela LunaCloud, e de comprar um certificado SSL para o subdomínio escolhido. Para por fim poder comprovar como é tão simples usar as tecnologias de Comunicações Empresariais da IPBRICK. Se, mesmo assim, ainda assim tiver dúvidas, assista aos vídeos disponibilizados nesta página:www.ipbrick.com/lunacloud

Exit mobile version