Olá a todos, antes de mais quero agradecer a todos os que deixaram um comentário no primeiro tutorial desta série. Hoje vamos criar o nosso primeiro site, onde vos vou mostrar alguns objectos e características de uma página de ASP.NET.
Criar Projecto:
Para começar abrimos o Visual Studio 2008 e fazemos File -> New ->Website e escolhemos ASP.NET WebSite.
Escolham a directoria e nome do projecto, depois clicar em OK.
Este projecto cria dois ficheiros, um chamado default.aspx (a nossa página) outro o Web.config (falaremos deste ficheiro mais tarde).
Vemos também que a nossa página tem “agarrado” um ficheiro, nesse ficheiro é onde vamos escrever toda a lógica de servidor (eventos, métodos, etc) que irão ocorrer na nossa página, chama-se a este ficheiro “code-behind”.
Não é obrigatório ter dois ficheiros para página e código, pode ficar tudo na página como acontece com ASP ou outras linguagens como PHP, mas assim fica muito mais limpo e organizado e evita-se o “esparguete”.
ASPX:
Esta é a extensão das páginas criadas em ASP.NET No topo das páginas temos sempre as directivas que controlam os settings, propriedades da página, dll e user controls.
Existem 8 tipos de directivas:
- @ Page
- @ Control
- @ Import
- @ Implements
- @ Register
- @ Assembly
- @ OutputCache
- @ Reference
Como podemos ver na imagem logo no inicio da página temos a directiva @ Page. Esta directiva tem como finalidade controlar a página em tempo de execução e compilação.
Vamos analisar os atributos que estão na imagem:
- Language: Indica a linguagem que vai ser utilizada caso queiramos colocar código directamente na página
- CodeBehind: Indica o nome do ficheiro que servirá de código para a página, a linguagem deste ficheiro tem de ser igual ao definido no atributo Language.
- Inherits: De que classe herda esta página, por norma é a mesma classe do ficheiro codeBehind( geralmente o nome do ficheiro)
- AutoEventWireup: Indica se os eventos da página são automaticamente ligados ou não. Se tivermos o atributo AutoEvenWireup = true o nosso método page_load no code-behind vai funcionar, se estiver a false precisamos de criar um handler para esse evento algo como “this.Load += new System.EventHandler(this.Page_Load);”
Depois temos umas tags que servem para a nossa página cumprir os standards de XHTML. Logo depois começa a nossa página propriamente dita.
Dentro da tag “head” é onde podemos definir o titulo da nossa página(aparece na barra do browser) podemos definir metatags e importar CSS, SCRIPTS e definir os próprios scripts na página. Temos o body que como o nome indica é o corpo do site e depois vem o principal que é a form, dentro da form é onde vamos colocar todo o nosso site.
A form tem de ter o atributo runat=”server”, este atributo pode ser usado em qualquer controlo e indica que pode ser visto e utilizado do lado do servidor tornando-o assim um “server control”.
Eventos:
Para começar a interagir com a nossa página vamos adicionar um botão.
Como se pode ver o botão tem um ID que tem de ser único, o atributo runat=”server” e o Text. O que vamos fazer agora é adicionar o evento onclick, podemos fazê-lo de duas maneiras, mudando para o Design e carregar duas vezes no botão ou então manualmente escrevendo onclick=”nome função”(não esquecer que a assinatura do método tem de corresponder a de um evento, ou seja, tem de ter sender e eventargs).
A função do lado do servidor (code-behind) terá este aspecto:
protected void Button1_Click(object sender, EventArgs e)
Request/Response
Agora que temos o nosso evento podemos testar um assunto que falamos no tutorial anterior, Request/Response. Para simplificar Request é quem faz o pedido (Browser para Web Server) e response é quem recebe o pedido (Web Server para Browser). Vamos então fazer um pequeno código para saber algumas informações de quem fez o pedido e escrever esses dados no browser.
Request:
Request.UserHostAddress: Endereço do browser que fez o pedido ao servidor. Request.Browser.Browser: Nome do Browser que efectuou o pedido.
Response:
Response.Write: Escreve no browser , pode ser texto simples, HTML, scripts e até ficheiros para depois fazermos download. Response.End: Termina a execução da página
Execução:
Para correrem o site podem fazê-lo de várias formas: No Visual Studio: Podemos carregar na tecla F5 ou em cima da página default.aspx com o botão direito do rato e escolher “View in Browser”.
No IIS: Se não quisermos utilizar o Visual Studio podemos copiar a pasta do projecto para: “C:\Inetpub\wwwroot\”Nome da Pasta””, este método fará com que seja possível correr o site pelo IIS bastando apenas colocar no browser o endereço http://127.0.0.1/”Nome da Pasta”.
Por hoje é tudo, espero que tenham gostado e para a semana há mais. Qualquer dúvida ou sugestão não hesitem em escrever.