Pplware

ASP.NET – Área Administrativa

Estamos de volta com mais um tutorial sobre ASP.NET. Hoje iremos começar a criar a área de administração do nosso site. Vamos poder criar empresas, localidades, apagar comentários, ver votações, etc.. Fiquem atentos e participem neste brainstorming de programação.

No último tutorial criamos o nosso modelo de dados e definimos os níveis de acesso da aplicação. Com a definição desses níveis é agora possível adicionar funcionalidades que apenas estão disponíveis para os administradores do nosso site.

1.Administração

Vamos começar por adicionar uma nova páginas por cada tabela na nossa entidade dentro da pasta admin, para assim essas páginas ficarem apenas visíveis a utilizadores com perfil Admin. Estas novas páginas têm de referenciar a master page “Site.Master”.

No final iremos ficar com estas páginas.

De seguida vamos editar a página Empresas.aspx . Adicionamos um titulo, um parágrafo e um Panel, este último irá conter a GridView. O Panel servirá para possibilitar o scroll quando a grid se expande no modo de edição.

Vamos adicionar uma gridView e coloca-la dentro do panel:

De seguida entramos no mode de design e adicionamos uma EntityDataSource à GridView com o nome “EntityDataSourceEmpresas”, configuramos a ligação e escolhemos como entidade a Tabela Empresas. Marcar todas as checkboxes.

De seguida seleccionamos todo o texto “Criar empresa” e carregamos no icone “Convert to Hyperlink” e escolhemos a página de destino “Create_Empresa.aspx”, ou então no código adicionamos uma tag “<a>” com href para a página.

Vamos abrir a página Create_Empresa.aspx. Nesta página vamos adicionar um titulo, um link que permite voltar à lista de empresas e uma form que vai permitir adicionar os novos valores para uma empresa. Para esta form é adicionada uma nova EntityDataSource, tal e qual como foi configurada anteriormente. Vamos colocar a opção por defeito da form como insert.

De seguida vamos editar o template de insert da nossa form e vamos adicionar uma dropDownList que irá conter as localidades existentes na base de dados. Criamos uma nova entityDatasource que irá apontar para a tabela localidades.  Definimos o Display com a propriedade “Nome” e o value com a propriedade “Id”.

Depois editamos os databindings da dropDownlist e colocamos como binding do SelectedValue a propriedade que faz Bind com a tabela Empresas, neste caso a LocalidadeId. Adicionamos um campo oculto que vai conter a Data de criação do registo.

Para inserirmos a data de criação de registo podemos fazê-lo na base de dados com um campo default ou um trigger. Neste caso vamos fazê-lo no evento ItemInserting do form, onde colocamos o valor da data actual no campo DataCriacao.

Para podermos ver estas alterações em funcionamento, vamos criar os novos items no nosso menu de navegação. Vamos abrir a master page, “Site.Master”

Como podemos ver estas novas páginas foram colocadas num sub-menu do menu Admin. Vamos correr a nossa aplicação e testar as novas funcionalidades. Depois de fazer o login, podemos verificar os novos itens no menu.

Escolhemos a opção Empresas e vemos a nossa lista de empresas ( estão no projecto os inserts necessáros para criar as empresas e localidades). Neste ecrã podemos editar, criar e apagar empresas. Ao escolhermos a opção criar empresa, somos redireccionados para a página de criação. Onde podemos preencher os campos necessários e conseguimos ver uma lista de Localidades.

2. Conclusão

Por hoje damos o tutorial por terminado. No próximo tutorial vamos terminar as nossas páginas e começar a tratar do layout. Em baixo podem fazer download do projecto (Visual Studio 2010). Caso tenham alguma questão já sabem, deixem um comentário em baixo.

Download: GoodToWork [ 331Kb ]

Exit mobile version