Quem costuma programar para Arduino e boards derivadas certamente que conhece o Arduino IDE. Este IDE é um dos mais populares, mas com a chegada do Visual Studio Code têm sido muitos os que têm mudado para a plataforma da Microsoft.
Sabia que com o Visual Studio Code também pode programar no Arduino? Saiba o que tem de fazer.
O Visual Studio Code é provavelmente um dos melhores IDEs para código e está disponível para os principais sistemas operativos. Este editor gratuito e é direcionado para programadores que procuram um IDE completo e que, ao mesmo tempo, seja fluído.
Tal como acontece no browser, também o Visual Studio Code tem extensões para as mais diversas necessidades. Para quem programa para Arduino, pode largar o Arduino IDE e começar a usar o Visual Studio Code. Para isso, a nossa sugestão vai para a instalação da extensão PlatformIO.
PlatformIO tem suporte para mais de 600 boards
Com o PlatformIO, o Visual Studio Code passa a ter suporte para mais de 600 boards. Para proceder à sua instalação, basta ir ao MarketPlace do Visual Sudio Code e procurar por PlatformIO.
Para criar um novo projeto devem carregar no botão New Project. Em seguida indiquem um nome para o projeto, escolham a board para a qual vão programar e também qual a framework.
E está feito. Feita a configuração, é só começar a programar para a board que definiu e fazer o upload do código para a mesma. De referir que dentro do IDE, na extensão PlatformIO, podem ver os dispositivos que são conhecidos pelo sistema.
Obrigado ao nosso leitor Daniel pela dica.