Pplware

Arduino – Como criar caracteres especiais

Por Ricardo Sousa para o Pplware.com

Hoje vamos explorar um pouco mais o ecrã num arduino, não que seja já para avançar para algum trabalho mais rebuscado, não, vamos avançar passo a passo, com pequenos saltos para quem está a começar nos poder acompanhar, mas o intuito deste artigo de hoje é ajudar a criar os vossos próprios caracteres para utilizar no LCD ligado ao vosso Arduino.

Primeiro de tudo se precisam de ajuda para ligar o LCD ao Arduino podem seguir as dicas deixadas num ótimo e simples artigo.

Vamos agora ver o restante trabalho, também ele simples, que necessitam.

Depois de fazerem as ligações, conforme o artigo acima indicado, vamos fazer download do seguinte programa em java: (LCDv1.0.jar)

O interface desta aplicação é muito fácil, depois é só utilizar a imaginação ou a necessidade:

Exemplo 1

Exemplo 2

Exemplo 3

Poderão encontrar abaixo um código exemplo para testarem o que aprenderam:

// incluir livraria para o LCD: #include <LiquidCrystal.h>

LiquidCrystal lcd(25, 11, 5, 22, 3, 23);

// copiar para aqui o codigo fornecido pela aplicação de criar caracteres // caracter bateria vazia byte batlow[8] = { B01110, B11011, B10001, B10001, B10001, B10001, B10001, B11111 }; // caracter bateria meio byte batmed[8] = { B01110, B11011, B10001, B10001, B11111, B11111, B11111, B11111 }; // caracter bateria cheia byte batfull[8] = { B01110, B11111, B11111, B11111, B11111, B11111, B11111, B11111 }; // caracter bateria coracao byte coracao[8] = { B00000, B01010, B11111, B11111, B11111, B01110, B00100, B00000 };

void setup() { // vai criar novo caracter bateria vazia lcd.createChar(0, batlow); // vai criar novo caracter bateria media lcd.createChar(1, batmed); // vai criar novo caracter bateria cheia lcd.createChar(2, batfull); // vai criar novo caracter bateria cheia lcd.createChar(3, coracao);

lcd.begin(16, 2); //inicializa o LCD 16×2

lcd.setCursor(0, 2); //aponta para coluna 0, linha 2 lcd.print(“I “); lcd.write(3); //escreve o coracao lcd.print(” PPLWARE!”);

lcd.setCursor(2, 0); //aponta para coluna 2, linha 0 lcd.print(“…a carregar”); }

void loop() { //desenha no LCD a simulação bateria a carregar for(int i=0; i<3; i++){ lcd.setCursor(0, 0); //aponta para coluna 0, linha 0 lcd.write(i); //escreve lcd.write(1); lcd.write(2); lcd.write(3); delay(800); }

}

Há muitos mais caracteres que podem ser usados e imagens que são possíveis no ecrã. Uma pesquisa pela web descobrem uma imensidão de novas formas, mas o básico, o conceito está aqui explicado e a aplicação está aqui apresentada. Agora é a vossa imaginação.

Exit mobile version