Durante a parte curricular do meu mestrado, fiquei a conhecer a plataforma de desenvolvimento Arduino. Para quem não conhece, o Arduino é uma simples placa, bastante flexível, com um circuito impresso e que tem acoplado um microcontrolador ATMega da ATMEL. Esta placa física é baseada num circuito de inputs e outputs que possui suporte para código aberto.
O Arduino é muito usado por artistas, designers, entre outros, uma vez que permite criar objectos e ambientes interactivos. Recentemente a equipa responsável pelo Arduino disponibilizou o versão 1.0. Vamos conhecer as novidades.
Numa sociedade, todo o indivíduo necessita de comunicar com os restantes. Para tal, desenvolveu e adquiriu, ao longo na sua vida, formas e protocolos de comunicação. Na electrónica e na informática não é menos verdade essa realidade. Cada vez mais a sociedade exige que haja comunicação entre homem/máquina e máquina/máquina. O Arduino permite tudo isso e muito mais….haja ideias.
Através desta simples placa é possível integrar facilmente outros sensores como por exemplo acelerómetros, LDR, ultra-sons, sensores de pressão e assim obter os valores provenientes dos mesmos. É possível controlar luzes, motores, entre outros objectos.
Novidades do Arduino 1.0 (Ambiente de programação)
- Interface do ambiente de programação foi redesenhado
- Correcção de vários bugs
- Disponibilização do SDK 24 baseado na linguagem de programação Java
- Suporte total das variantes R3 dos componente Arduino Uno e Mega2560 (Estas versões podem assim ser facilmente identificados pelo seu white underside, e usar interfaces Atmega de 16U2 USB ao contrário de modelos anteriores 8U2 ou chips FTDI. Além disso, O “burn bootloader” instala o software actualizado OptiBoot 4.4)
Consulte aqui todas as novidades desta versão
Certamente que alguns de vocês já tiveram experiência com esta fantástica e simples plataforma. Ficamos a espera que nos contem que tipo de projectos realizaram e deixamos uma dica.
Alguém quer ensinar como implementar com um Arduino o sistemas de luzes para a árvore de Natal?
Artigos relacionados
- Comunicação entre PC e Arduino
- Vamos controlar um interruptor com o Arduino?
- Programe no Arduíno – Alerta para gelo na estrada
- Conhece a plataforma de desenvolvimento Arduino?