Pplware

Aprenda como criar VirtualHosts no Apache via Webmin

O Apache é o servidor Web mais usado em todo o mundo. Flexibilidade, documentação e uma enorme comunidade, são alguns dos pontos fortes que marcam a diferença do Apache para a concorrência.

Na sequência do nosso artigo “Ubuntu: Vários sites num único servidor Web”, hoje vamos ensinar como fazer o mesmo processo mas recorrendo ao Webmin.

O que é o Webmin?

O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix. Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix. Para instalar o Webmin no seu Ubuntu, veja aqui como fazer.

O que são Virtual Hosts?

A criação de Virtual Hosts permite que numa única máquina possamos ter vários sites, sendo que cada um pode estar associado a um nome ou a um endereço IP.

O Apache suporta dois tipos de VH’s (Virtual Hosts)

Baseados em nome: ou seja, num único endereço IP é possível ter um número ilimitado de VH, sendo que o Apache os distingue pelo nome;

Baseados no endereço IP: , é necessário para cada VH existir um endereço IP, sendo que o Apache distingue os VH’s pelo endereço IP da ligação;

Como criar Virtual Hosts usando o Webmin?

A criação de VirtualHosts via Webmin é um processo muito simples. Para tal, o utilizador deve apenas ter já os directórios para cada site criados (pode também efectuar este procedimento depois de criar os VirtualHosts).

Para criar um VirtualHosts deve seleccionar Servers > Apache WebServer

em seguida vamos a Create virtual host e depois devemos preencher pelo menos os campos Document Root e Server Name.

Explicação das directivas mais importantes:

Por fim basta que carreguem no botão Create Now

Visualização da configuração global e Virtual Host configurado.

Quem não tiver um servidor de DNS disponível para efectuar configurações e criar um registo dos VH criados, pode facilmente colocar a informação no ficheiro /etc/hosts para testar num ambiente local . Para isso basta ir a Networking >Hostname and DNS Client

e criar os últimos 2 registos, carregando em Add a new host address

E está feito! Cá está o resultado:

Como desafio (novamente) experimentem criar os dois sites restantes e activá-los no apache, tal como fizeram com o anterior. Não se esqueçam de reiniciar o serviço apache no canto superior direito.

Esperamos que este artigo seja de utilidade e esperamos brevemente trazer novas dicas. Se alguém tiver sugestões, não se esqueça de as deixar nos comentários.

Exit mobile version