Pplware

Aprenda a monitorizar um PC com Linux usando o Cacti (Parte II)

Um administrador deve possuir as melhores ferramentas de monitorização para que tenha uma visão facilitada de toda a rede. Essa monitorização é normalmente realizada ao nível dos equipamentos ativos da rede (ex. routers, switchs, servidores) através do protocolo SNMP.

O Cacti é uma das mais usadas e completas plataformas open source para monitorização de redes informáticas e dispositivos. Hoje ensinamos como pode monitorizar simplesmente uma máquina com GNU/Linux.


Depois de ensinarmos a instalar e a configurar o protocolo SNMP numa máquina Linux – ver aqui – hoje vamos ensinar a configurar uma máquina no Cacti para que a possamos monitorizar. Para começar entramos no Nagios, selecionamos Devices do lado esquerdo e depois carregamos em Add.

Em seguida indicamos uma descrição e o endereço IP da máquina. Nas opções do SNMP devem indicar a versão 2 e na community devem colocar pplware (que foi o que definimos no SNMP da máquina)

O próximo passo é indicar que gráficos devem ser criados. Para este exemplo vamos monitorizar o número de utilizadores autenticados na máquina, o uso da memória, os processos e também as estatísticas da interface de rede.

Depois de tudo feito basta carregar em Save.

No topo das opções pode ainda criar gráficos para esta máquina, selecionar interfaces, escolher o tipo de gráficos a apresentar, etc.

Depois de tudo pronto, devem aguardar uns minutos até que a máquina comece a ser monitorizada e a apresentar dados. Para aceder aos gráficos, devem aceder a Graphs no menu do topo.

Os gráficos criados terão o aspeto dos apresentados na imagem seguinte. De referir que este é um serviço que funciona quase em tempo real e desta forma conseguimos ter um histórico do que se passa na máquina e também na rede, se estiverem a monitorizar switchs, routers, pontos de acesso, etc.

O Cacti é, sem dúvida, uma das mais usadas e completas plataformas open source para monitorização de redes informáticas e dispositivos. Com a implementação desta ferramenta, qualquer administrador por ter uma “visão”, quase em tempo real, do estado da sua rede. O cacti é baseado no RRDtool, um standard que permite produzir gráficos de grande qualidade e que pode ser facilmente integrado em linguagens como por exemplo Bash,Per, Ruby, lua ou TCL.

Leia também

Exit mobile version