Pplware

Aprenda a instalar o gestor de conteúdos Joomla

O Joomla é provavelmente um dos  gestores de conteúdos web (ou CMS) mais utilizado para criação de sites a nível empresarial mas também muito usado para desenvolvimento de sites pessoais.

É um software openSource sob licença GNU/GPL, sendo actualizado por uma comunidade de programadores organizados numa estrutura não lucrativa (Joomla.org ).

Hoje vamos ensinar como instalar/configurar o Joomla tendo como base o XAMPP.

Instalar e configurar o Joomla é algo bastante simples e rápido de realizar. Para este mini tutorial, vamos usar o XAMPP (recorrendo ao Apache e PHP) no Windows e a última versão do Joomla.

Material necessário:

Para proceder à configuração do XAMPP devem seguir os passos seguintes:

Passo 1 – Depois de fazer download do Joomla, devem descompactar o joomla (podem mudar o nome da pasta) para dentro da pasta htdocs que se encontra dentro do XAMPP.

Passo 2 – Vamos agora criar uma base de dados onde vai ser mantida toda a informação do Joomla. Para tal, podemos recorrer ao phpmyadmin que vem com o XAMPP. Para aceder ao phpmyadmin basta colocar no browser o seguinte endereço: http://localhost/phpmyadmin/ e indicar um nome para criar a base de dados (ex: bd_pplware) e depois carregar no botão criar

Passo 3 – Agora vamos aceder à pasta do joomla e proceder à respectiva configuração. Como a nosso directório se chama joomla_pi, o acesso deverá ser realizado através do endereço: http://localhost/joomla_pi.

Passo 4 – A partir daqui basta seguir os 7 passos fornecidos pelo wizard do joomla.

Passo 4.1 – Para começar indicamos o idioma que pretendemos:

Passo 4.2 – Em seguida é feita a verificação de todos os componentes necessários para colocar em funcionamento o Joomla.

Passo 4.3 – Necessário ler e aceitar a licença GNU/GPL

Passo 4.4 – Neste passo deviam indicar:

 

 

Passo 4.5 – Configuração do FTP. Para quem pretender configurar o acesso ao joomla via FTP para download e upload de ficheiros

Passo 4.6 – Aqui configuramos o nome do site e as credenciais de acesso ao backoffice.

 

E está feito. No final não se esqueçam de remover a pasta installation que está dentro do directório onde colocaram o joomla.

Para aceder ao site devem usar o endereço: http://localhost/joomla_pi/

Para aceder à parte de Administração, devem usar o endereço: http://localhost/joomla_pi/Administrator/

Esperamos que este mini-tutorial seja útil para quem se quiser iniciar no mundo do Joomla. Como costumo dizer, Joomla não é difícil e existem já muitos módulos e templates feitos. Alguma duvida que tenha deixem em comentário que damos uma ajuda. Bons sites !

Exit mobile version