O Joomla é provavelmente um dos gestores de conteúdos web (ou CMS) mais utilizado para criação de sites a nível empresarial mas também muito usado para desenvolvimento de sites pessoais.
É um software openSource sob licença GNU/GPL, sendo actualizado por uma comunidade de programadores organizados numa estrutura não lucrativa (Joomla.org ).
Hoje vamos ensinar como instalar/configurar o Joomla tendo como base o XAMPP.
Instalar e configurar o Joomla é algo bastante simples e rápido de realizar. Para este mini tutorial, vamos usar o XAMPP (recorrendo ao Apache e PHP) no Windows e a última versão do Joomla.
Material necessário:
- XAMPP (Aconselho a fazerem download da versão compactada e sem instalador). Depois de fazerem o download devem descompactar (por exemplo para a raíz do vosso disco rígido) e depois executar o ficheiro xampp-control. Em seguida devem arrancar os serviços do Apache e do MySQL tal como ilustra a imagem seguinte.
- Joomla – Podem fazer download da última versão aqui. Quem pretender a versão em português pode fazer download aqui.
Para proceder à configuração do XAMPP devem seguir os passos seguintes:
Passo 1 – Depois de fazer download do Joomla, devem descompactar o joomla (podem mudar o nome da pasta) para dentro da pasta htdocs que se encontra dentro do XAMPP.
Passo 2 – Vamos agora criar uma base de dados onde vai ser mantida toda a informação do Joomla. Para tal, podemos recorrer ao phpmyadmin que vem com o XAMPP. Para aceder ao phpmyadmin basta colocar no browser o seguinte endereço: http://localhost/phpmyadmin/ e indicar um nome para criar a base de dados (ex: bd_pplware) e depois carregar no botão criar
Passo 3 – Agora vamos aceder à pasta do joomla e proceder à respectiva configuração. Como a nosso directório se chama joomla_pi, o acesso deverá ser realizado através do endereço: http://localhost/joomla_pi.
Passo 4 – A partir daqui basta seguir os 7 passos fornecidos pelo wizard do joomla.
Passo 4.1 – Para começar indicamos o idioma que pretendemos:
Passo 4.2 – Em seguida é feita a verificação de todos os componentes necessários para colocar em funcionamento o Joomla.
Passo 4.3 – Necessário ler e aceitar a licença GNU/GPL
Passo 4.4 – Neste passo deviam indicar:
- Tipo de base de dados (ex. MySQL)
- Nome do servidor (localhost)
- Nome do utilizador da base de dados
- Senha de acesso a base de dados
- Nome da base de dados (ex. bd_pplware. A base de dados foi criada no passo 2)
- Prefixo da tabela (ex. jos_)
Passo 4.5 – Configuração do FTP. Para quem pretender configurar o acesso ao joomla via FTP para download e upload de ficheiros
Passo 4.6 – Aqui configuramos o nome do site e as credenciais de acesso ao backoffice.
E está feito. No final não se esqueçam de remover a pasta installation que está dentro do directório onde colocaram o joomla.
Para aceder ao site devem usar o endereço: http://localhost/joomla_pi/
Para aceder à parte de Administração, devem usar o endereço: http://localhost/joomla_pi/Administrator/