Como já tivemos a oportunidade de referir em outros artigos, o Microsoft Word é certamente a ferramenta mais completa e poderosa no que se refere à edição de texto. Como “cliente habitual” desta excelente ferramenta, uso-a para produzir relatórios, documentos técnicos, manuais e outro tipo de documentos. Depois de ter essa documentação pronta, costumo partilhar com alguns colegas para revisão. Uma vez que a maioria deles está longe, o documento é normalmente enviado por e-mail e a correcção por parte dos colegas “revisores” é realizada no próprio documento.
Hoje vamos então aprender como rever documentos no Microsoft Word.
Para revisão de documentos, o Microsoft Word disponibiliza funcionalidades para esse efeito. Esse conjunto de funcionalidades estão disponíveis no separador Review.
Das funcionalidades presentes no separador Review, destacamos a possibilidade de incluir um comentário/alteração ao texto, incluir um painel para visualizar as alterações, ferramentas para comparação e combinação de documentos (original e corrigido) entre outras.
Para incluir um comentário ou alteração ao documento, deverá escolher no texto a posição/frase/ou palavra e em seguida escolher New Comment
Em seguida aparecerá do lado direito uma caixa de texto para o utilizador escrever o comentário/alteração/observação que pretende.
Por outro lado, caso o utilizador faça revisões directamente no documento, estas aparecerão também registadas do lado direito (caixa de texto a branco):
Depois da revisão feita, o autor do documento pode verificar as correcções e observações realizadas pelo revisor. No caso do revisor ter procedido a alterações directamente no documento, o autor pode de imediato aceitar ou rejeitas essas alterações. O menu com essas opções fica visível quando o autor carrega com o botão do lado direito do rato nas alterações sugeridas.
A revisão de documentos é sem dúvida uma excelente ferramenta que o Microsoft Word oferece aos seus utilizadores. Desta forma não necessitamos de imprimir o documento e entregar a alguém para proceder à sua revisão… é tudo via “digital”.
Espero que este artigo seja útil aos muitos estudantes que nos acompanham e a outros utilizadores que usam o Microsoft Word.