A tecnologia VoIP é amplamente usada nos mais diversos cenários de comunicação. Na sequência dos nossos artigos sobre o serviço VoIP da MEO, foram vários os leitores que nos solicitaram um tutorial para configurar tal serviço numa central telefónica.
O Pplware aceitou o desafio e hoje ensinamos como configurar o serviço VoIP da MEO numa central telefónica MyPBX.
Para a realização deste tutorial, o Pplware teve acesso a um PBX MyPBX U100 com suporte para as tecnologias ISDN BRI, PSTN, GSM/UMTS e VoIP. Desenhado para o mercado de telefonia empresarial, com todas as características e mais-valias do segmento VoIP SIP, o compacto MyPBX U100 pode ser estruturado em vários cenários numa estrutura telefónica.
Como IP-PBX, o MyPBX U100 poderá suportar uma solução até 100 extensões (25 chamadas em simultâneo). USB, para ligação de dispositivos de armazenamento de mensagens ou gravações de chamadas.
Antes de efectuarem a configuração, é importante que já tenham o vosso número VoIP criado. Para isso basta que sigam o Passo 1.
Passo 1 – Criar números VoIP
Os números VoIP podem ser criados na Área de Cliente. Estes números podem posteriormente ficar associados a um telefone tradicional ou VoIP, ou então ao nosso smartphone (usando para isso um softphone). Para saber como criar Nºs VoIP veja aqui o nosso tutorial.
Passo 2) – Configuração do VoIP no MyPBX U100
Depois de configurado o IP no equipamento e de nos autenticarmos via interface de gestão no MyPBX U100 é necessário um Trunk SIP (pode fazê-lo em PBX >Trunks >VoIP trunk). Nas configurações deve indicar os seguintes parâmetros:
- Provider Name: MeoVoIP
- Hostname: voip.sapo.pt
- Domain: voip.sapo.pt
- User Name : 35130xxxxxx (onde +35130xxxxxx é o número de telefone nómada atribuído pelo VoIP-Meo)
- Autorization Name : 35130xxxxxx
- Password: a vossa password
- From User: +35130xxxxxx
- Online Number: +35130xxxxxx
- Outbound Proxy Server: sip:proxy.voip.sapo.pt Port: 5070
Depois de configurado o Trunk verifiquem se o mesmo está correctamente registado no serviço (ver primeira linha da tabela da imagem seguinte).
Estando o serviço VoIP da MEO configurado numa centra telefónica, são várias as acções que podemos realizar. Por exemplo,criando uma Inbound Route é possível redireccionar as chamadas para a extensão que pretendermos (esta pode ser um softphone, ou telefone legacy ou um telefone VoIP).
E está feito! Existem muitas outras configurações que podem realizar que esperamos apresentar em futuros tutoriais. Para quem não tem uma central deste tipo, podem sempre usar um simples PC e transformá-lo numa autêntica central telefónica com o elastix.