Por Tiago Lopes para o Pplware Por vezes, quando tiramos uma fotografia ela fica ou muito clara (sobre-exposta) ou muito escura (sub-exposta). A pensar nessas fotografias desenvolvi este guia para que não ponhamos de lado aquela fotografia que está um espectáculo tirando o facto de estar muito escura ou muito clara.
Para ver se a fotografia que tiramos está bem exposta podemos recorrer a um gráfico chamado histograma.
Neste gráfico podemos ver que as barras se concentram todas no lado mais escuro logo a fotografia está sub-exposta.
Neste constatamos que as barras estão mais concentradas no lado mais claro logo esta fotografia está sobre-exposta.
Neste caso podemos ver que as barras estão divididas por todo o gráfico, logo podemos dizer que esta fotografia está bem exposta.
Já que conhecemos os factores que influenciam a exposição, vamos passar à edição.
Para este guia tirei duas fotografias, uma muito clara e outra muito escura.
Como podem ver estas fotografias estão muito mal expostas e com muita falta de detalhe, para resolvermos este problema vamos abrir a nossa imagem no Camera Raw (Plug-In do Photoshop).
Quando abrimos a fotografia e olhamos para o histograma vemos que está sub-exposta. Vamos então carregar no aviso de zonas sub-expostas (Quadrado 1) para que as zonas com menos detalhe fiquem azuis.
Para que a fotografia fique um pouco mais clara e ganhe mais detalhe vamos arrastar o Fill Light (Rectângulo 1) para a esquerda até desaparecerem as zonas azuis. Arrastamos também um pouco a Exposure (Rectângulo 2) para a direita para clarear mais um pouco a fotografia.
Vamos então carregar em Open Image que se encontra no fundo do Camera Raw, para abrirmos a fotografia no Photoshop. Já no Photoshop vamos carregar no ajuste de Levels ( Quadrado1).
No ajuste de Levels (Rectangulo 1) vamos arrastar a seta branca (referente às zonas claras) para a esquerda até ao inicio do gráfico. E a seta cinzenta (referente aos meios tons) um pouco para a direita.
Ficamos assim com a nossa fotografia sub-exposta com muito mais informação e detalhe.
Já que temos a nossa fotografia sub-exposta tratada, vamos passar à sobre-exposta.
Abrimos-la então no Camera Raw.
Tal como no exemplo anterior vamos ligar o aviso de zonas sobre-expostas, ao contrário da imagem anterior desta vez as áreas sobre-expostas aparecem de cor vermelha.
Vamos então arrastar a Exposure (Rectangulo 1) para a esquerda até as zonas vermelhas desaparecerem.
De seguida, abrimos a fotografia no Photoshop, carregamos no ajuste de Levels e arrastamos a seta branca (referente aos claros) para a esquerda ate ao inicio do gráfico e fazemos o mesmo com a seta preta (referente aos escuros) para o lado direito como mostra o exemplo no Rectângulo 1.
E terminamos assim o ajuste da nossa fotografia sobre-exposta.
Fotografia Sub-Exposta:
Antes
…Depois
Fotografia Sobre-Exposta:
Antes
…Depois
Simples e muito útil, pois com facilidade damos outra vida às nossas fotografias.