Pplware

A minha primeira vez com… Windows 7

Aqui estou eu, recém chegado ao mundo do Windows 7. Os boatos que andam no ar relativamente ao novo sistema operativo da Microsoft e a oferta de um DVD original com a versão beta por parte da Microsoft Portugal fizeram-me “adiantar” a viagem que estava programada só para a versão final. Além disso, sempre fui um dos resistentes à mudança para o Windows Vista e aproveitei esse tempo para consolidar conhecimentos em sistemas Unix.

Virtualização do Sistema Operativo com Vmware Server 2.0

Comecei por instalar o Vmware 2.0 Server para virtualizar o SO. Por curiosidade para quem ainda não sabe, a versão 2.0 do VmWare Server funciona com base num serviço web local a correr o serviço de HTTP Tomcat, sendo a gestão do Vmware realizada através de uma página web. Interessante por um lado mas muitos problemas por outro. Restart ao sistema Windows actual (XP) e o Vmware simplesmente deixou de funcionar apesar de todos os serviços estarem a correr. Instalei novamente (mas não fiz restart) e assim consegui aceder ao página web para gestão.

Para o acesso a essa página de gestão do serviço de Vmware é pedido um user e password mas o formulário não indica que dados são esses. Algumas pesquisas no google e verifiquei que as credenciais a introduzir devem ser de uma conta local do nosso sistema operativo actual.

Outra das dicas que posso aqui deixar é relativamente ao espaço em disco para instalar o Windows 7. Apesar de durante o processo de instalação o Windows pedir 5545 MB de espaço, verifiquei que é preciso mais para que deixe passar para o passo seguinte. Resumindo 8 GB são necessário pelo VMware , no entanto o Windows 7 depois de instalado ocupou 1,17 GB.

Outro dos problema que tive foi com activar uma placa de rede virtual dentro do vmware. Simplesmente não consegui que ele instalasse uma placa de network virtual.

Bem, farto do Vmwarre Server 2.0 desinstalei e instalar o VmWare Player e aí tudo funciona as mil maravilhas incluindo a placa de rede.

De referir ainda, que a minha máquina virtual está configurada para usar o mínimo de recursos (Apenas tenho 512 de RAM partilhados…isto é importante !!!!).

Primeiras impressões do Windows 7

O que dizer…Gostei bastante apesar de estarmos a falar de uma versão beta, que na minha humilde opinião já me parece bastante superior (nem quero comparar)  à última versão do Windows Vista. Apesar de ter virtualizado o sistema, o Windows 7 é bastante rápido na abertura do sistema, na execução de programas, no acesso à rede, etc etc (volto a repetir que apenas tenho 512 MB de RAM em uso na maquina virtual). Como passei ao lado de uma etapa do Windows (Windows Vista) não sei bem ainda o que foi inovado a partir desse, no entanto pelo pouco contacto que tive com o Windows Vista verifiquei de imediato que este Windows 7 promete…e muito !!!

Algumas ferramentas básicas que tive curiosidade em analisar agora nesta fase inicial.

Mspaint

Está bastante diferente da versão do Windows XP que conheço, e com muitas melhorias.

Calculadora

Mais completa e permite os seguintes modos de funcionamento: Standard, Scientific, Programmer, Statistics.

Snipping Tool

Uma ferramenta nativa de “corte” para fazer screens mais personalizados.

Sticky Notes

Os lembretes que dão muito jeito.

Jogos.

Um conjunto de 12 jogos nativos… está lá o Mahjong Titans para a esposa 😀

Wordpad

Bem mais completo e com um conjunto de aplicações que em determinados casos podem servir para escrever textos simples mas já com alguma personalização.

Bem e hoje ficamos por aqui, pois e ainda bem que coloquei o lembrete, tenho de ir buscar o almoço 🙂

Exit mobile version