Conforme descrito no artigo SEO – Sabe o que é? – Parte 1, o SEO (Search Engine Optimization) ou Optimização para Motores de busca é um conjunto de estratégias e técnicas com o objectivo de potenciar e melhorar o posicionamento (organicamente) de um website nos resultados dos motores de busca.
Para os que estão a iniciar a aprendizagem de SEO, deixamos-vos hoje 5 dicas úteis para os “primeiros passos”.
1. Que keywords devo utilizar?
Inicialmente, as keywords utilizadas eram “simples” e na grande maioria constituídas apenas por uma palavra, como por exemplo “Assistência, computadores, portáteis”. Contudo, com o passar do tempo e devido aos milhões de websites existentes actualmente, as keywords atrás descritas deixaram de ter a mesma relevância.
Actualmente recomenda-se que utilize Long Tail Keywords, que na tradução literal para Português significa “palavras-chave de cauda longa”. O objectivo é que as keywords utilizadas sejam mais adaptadas ao seu website e objectivo. Um exemplo de uma Long Tail Keyword seria “Assitência de computadores no Porto”.
Outro aspecto a ter em consideração nas keywords é a utilização das mesmas no próprio texto. Contudo, a utilização deve ter uma densidade entre 3 a 5% do total do texto.
A Google disponibiliza uma ferramenta denominada KeywordPlanner para que consiga escolher keywords mais aproximadas do pretendido, onde pode fazer uma análise com a “concorrência” do seu website.
2. Anchor Text
A correcta utilização do Anchor Text é extremamente importante no SEO. O Anchor Text não é nada mais do que o texto que fica dentro de um link. Para quem tem alguns conhecimentos de HTML, o link é constituído pelo código: < a href=”http://www.linkdedestino.pt”>Ver< /a>.
O Anchor Text no caso exemplificado é a palavra “Ver”.
Os motores de pesquisa dão bastante importância ao Anchor Text, pois também “ajudam” a melhorar o page rank da página que receberá o utilizador oriundo do link.
Em 2012 a Google começou a penalizar os websites com backlinks “fracos”, sendo que na grande maioria os backlinks são “gerados” através do Anchor Text.
Exemplo:
Não deve utilizar o tão famoso “clique aqui” para download ou acessos a páginas através de links. Aliás, devido ao facto de as palavras “clique aqui” serem tão utilizadas para downlods de pdf’s (por exemplo), a título de curiosidade, se pesquisar no Google por “Clique aqui”, irá surgir em primeiro lugar a página da Adobe (Acrobat Reader).
Sugerimos a utilização de um Anchor Text mais específico, tal como:
Visualizar < a href=””>orçamento rectificativo 2015< /a>.
3. URL amigável
Os URLs do seu website devem ser o mais “amigáveis” possíveis, isto é, devem conter palavras/frases sugestivas sobre o conteúdo da página que estão a aceder através daquele URL.
Exemplos:
URL não amigável: www.oseuwebsite.pt/artigo.php?id=1
URL amigável www.oseuwebsite.pt/seo/como-optimizar-o-seu-website-para-seo
E como podem criar URLs amigáveis?
Caso utilizem o WordPress, basta activar a opção em “Ligações permanentes”. Para os outros casos, podem por exemplo utilizar o ficheiro htaccess para “gerar URLs amigáveis”. Neste caso, são necessários alguns conhecimentos de programação.
4. Imagens
Sempre que necessitarem de colocar uma imagem no website, aconselhámos que o nome da imagem seja o mais aproximado do nome do artigo ou do assunto a que está relacionada.
O uso de imagens com o nome “imagem01.jpg” a nível de SEO não é relevante, contudo, se o nome da imagem for “5-dicas-uteis-sobre-seo.jpg “, facilmente conseguem perceber que haverá uma melhor probabilidade de indexação dessa imagem e até da própria página ao motor de pesquisa.
Uma outra dica sobre as imagens, é utilizar sempre o atributo “alt” no código HTML da imagem. O atributo “alt” é bastante útil para os casos em que por algum motivo não é possível mostrar a imagem, logo o website substitui a imagem pelo texto que está no atributo alt.
Exemplo: < img src=”5-dicas-uteis-sobre-seo.jpg” alt=”5 dicas úteis sobre SEO” title=”5 dicas úteis sobre SEO” />
5. Tempo de carregamento do website
Tal como nós, a Google “gosta” de websites “rápidos”, em que tanto o carregamento da homepage como das restantes páginas seja quase instantâneo.
Existem inúmeros factores que podem influenciar o carregamento de um website, sendo os principais a qualidade do alojamento em que o website se encontra alojado, da quantidade de imagens e dos ficheiros (CSS / JS) carregados.
E como podem saber o que está a causar lentidão no carregamento do website?
Uma das melhores ferramentas para efectuar essa análise é o GT Metrix.
Neste website, basta colocar a URL do website e ele indicará:
- Tempo total de carregamento do website
- Tamanho da página inserida no URL
- Total de “pedidos” javascript, imagens, etc.
- Outras Informações
Além destas informações, será apresentada uma lista de recomendações de melhorias.
Existe também um separador bastante interessante (Timeline), onde é possível visualizar o tempo de carregamento de cada pedido.
Estas são apenas 5 dicas (muito resumidas) de milhares de optimizações possíveis realizáveis através de SEO.
Nos próximos artigos SEO iremos aprofundar mais todas estas dicas, como outras igualmente importantes.