Pplware

5 dias Visual Studio 2012 – Dia 1

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE

Com o lançamento do Visual Studio 2012 a Microsoft apresentou as mais recentes novidades desta ferramenta de desenvolvimento. Com a nova versão do sistema operativo Windows, agora na sua versão 8, é introduzido um novo conceito de aplicações, as Modern apps ou mais conhecidas como Metro apps.

Sem entrar em muito pormenor, este novo tipo de aplicações são mais orientadas para os dispositivos móveis, optimizadas para a visualização em ecrã total assim como a utilização do toque para a navegação.

Este conceito, embora não seja novidade, tanto a Apple como a Google já usam estes conceitos já à algum tempo, é uma das grandes novidades no novo Windows 8.

Assim sendo, vamos nos próximos artigos analisar a nova versão do Visual Studio, desde a sua instalação até à criação de aplicações para a Windows Store.

Como obter

Para quem já está a utilizar o Windows 8 basta acederem à Windows Store e efectuarem uma busca por “Visual Studio 2012” e seleccionarem a opção Visual Studio Express 2012 for Windows 8. É apresentado um ecrã com detalhes da aplicação e o link para descarregarem a aplicação directamente do site da Microsoft.

 

Caso a busca na Microsoft Store não devolva nenhum resultado, desactivem a opção de filtro para a linguagem do sistema. Para isso, dentro da Microsoft Store basta aceder às opções (tecla Windows + i) acederem a preferências e desactivarem a opção de tornar mais fácil a pesquisa na língua definida no sistema.

Outra alternativa é acederem directamente ao site e seleccionarem a opção que desejam descarregar.

Dentro das versões Express, que são totalmente gratuitas, temos:

Nestes artigos vou utilizar a versão para Windows 8 já que é o indicado para desenvolvimento de aplicações para a Windows Store. Para isso basta seleccionar o idioma desejado e seleccionar se queremos instalar ou descarregar . Como extra podemos optar por descarregar um idioma extra, como por exemplo, português do Brasil.

Após o descarregamento, basta iniciar a instalação, processo é bastante rápido e apenas é necessário indicar para onde desejamos instalar a aplicação. A instalação irá ocupar cerca de 2,7 Gb no nosso sistema, e todo o download é efectuado durante a instalação.

  

Após a instalação, basta lançar a aplicação através do atalho criado no novo menu iniciar.

Na primeira execução a aplicação vai pedir a chave do produto, para obter a chave basta clicar no link de registo online e automaticamente somos redireccionados para uma página com a chave que nos foi atribuída. Basta inserir a chave e a aplicação passa a estar totalmente funcional.

  

É também descarregada a chave de desenvolvimento, esta chave permite que o nosso sistema execute aplicações não autenticadas pela Store, após este passo o nosso sistema está pronto para iniciar o desenvolvimento.

Após o arranque do Visual Studio, podemos verificar a nova interface da aplicação, mais simples e com um esquema de cores mais reservado. Na área central temos uma data de atalhos para as novidades desta versão assim como páginas de explicação das novas “Windows Store Apps”, exemplos de aplicações, como se tornar um programador para a Windows Store assim como o processo de preparação das aplicações para a validação pela Microsoft.

No lado esquerdo temos a área de opções de projecto, vamos desde já criar a nossa primeira aplicação seleccionando “Novo projecto”.

No ecrã seguinte é nos pedido que indiquemos o tipo de linguagem de programação que desejamos utilizar, no próximo artigo vou aprofundar sobre estas opções, mas neste ponto vamos selecionar “Visual C#”, “Grid App(XAML)”, introduzimos um nome para a aplicação e seleccionamos a directoria onde pretendemos gravar o projecto.

Após seleccionar “Ok” é apresentado uma janela com código da nossa aplicação, neste momento podemos de imediato clicar no menu superior na seta verde ou pura e simplesmente clicar em “F5” para que a aplicação seja imediatamente executada.

  

Podemos confirmar também, que foi criado um atalho para a nossa aplicação no menu iniciar, esta aplicação apenas contem alguns dados de exemplo para que possamos analisar os novos interfaces das aplicações para a “Windows Store”.

E assim terminamos esta introdução ao desenvolvimento para Windows 8 com o novo Visual Studio 2012, no próximo artigo vamos analisar as opções a nível de linguagens de programação para estas novas aplicações.

Com a saída do Windows 8 para o próximo dia 26, espero que comecem a experimentar o desenvolvimento de aplicações para a Windows Store, que irá permitir que as vossas aplicações cheguem a universo de utilizadores muito rapidamente e sem grandes esforços. Obrigado pela atenção e até ao próximo artigo.

Exit mobile version